“THE CONSEQUENCES OF THE FEMINIST MOVEMENT”: THE UNRAVELING OF AN ONE-SIDED HISTORICAL REVISIONISM IN A BRASIL PARALELO’S TEXT

Authors

  • Ana Beatriz Ruiz de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Evelin Barradas Favacho Universidade Estadual de Londrina
  • Luiggy Gabriel Andrade De Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Samuel Alves Carlos Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Critical Language Awareness, Critical Discourse Analysis, Systemic-Functional Linguistics, Representation of Social Actors, Feminist Movement.

Abstract

This work has been first written as an activity of studies during the Critical Language Awareness course, by undergraduate students of English Language at the State University of Londrina (UEL). This is an analysis of the text “Consequences of the feminist movement – understand how feminism reversed Western culture” [own translation] published by the website “Brasil Paralelo” in 2022. The analysis was made using the studied and discussed categories of Critical Discourse Analysis, Systemic-Functional Linguistics, and Representation of Social Actors. During this article, the authors exposed why the text was chosen, followed by a brief conceptualization of the procedures and categories used throughout the analysis; after that, we unravel the text in parts, where we disavow the fake information spread on it, explaining what the truth behind the material is, utilizing researched references and evidence to base our arguments.

Author Biographies

Ana Beatriz Ruiz de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de Letras Inglês da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi bolsista de iniciação científica do CNPq com o projeto "Letramentos Ideológicos Justapostos aos Letramentos Acadêmicos", e foi contemplada com Menção Honrosa por Mérito Científico pela apresentação do referido trabalho no Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC/UEL) de 2021. Também pelo mesmo trabalho foi indicada ao 19º Prêmio Destaque do CNPq. Faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), coordenado por Vera Lúcia Lopes Cristovão, que é sua orientadora. Foi estagiária com remuneração na Maple Bear Canadian School de Londrina, onde exerceu a função de professora auxiliar. Fez parte do corpo docente voluntário do Cursinho Mãos Amigas até agosto de 2021, onde ministrava aulas de língua inglesa. Concluiu o ensino médio em 2017, no Colégio Estadual Nilo Peçanha, e foi aluna de inglês do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) desde 2018, até março de 2022. Foi certificada com nível C1 no CEFR pelo IELTS, em 2022. Atualmente, está na University of Regina, em situação de mobilidade acadêmica realizando pesquisa de graduação pelo programa ELAP.

Evelin Barradas Favacho, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de graduação do curso de Letras Inglês - Licenciatura, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do 2° ao 4° período. Teve experiência como tradutora e revisora na Editora Penkal e atualmente é professora estagiária no CEI Aplicação Creche - Campus.

Luiggy Gabriel Andrade De Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Luiggy Gabriel é um graduando do 3º ano do curso de Letras Inglês ofertado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde através dessa, foi capaz de vivenciar projetos, pesquisas, oficinas e estágio não-obrigatório dentro da área de tradução. Também participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ofertado pela CAPES, e atualmente está inscrito no Programa de Residência Pedagógica (RP) também ofertado pela CAPES.

Samuel Alves Carlos, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de graduação do curso de Letras Inglês (Licenciatura), realizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista durante o 2° e 4° semestre; participou da Oficina “Vozes Sociais nos Letramentos Acadêmicos”; foi Estagiário Secretário do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas (LEM); foi Representante Estudantil do CLCH durante a Semana de Recepção aos ingressantes; trabalha atualmente como Tradutor e Revisor de textos na Editora Penkal (Livrarias Família Cristã).

References

BATINGA, Georgiana Luna; SARAIVA, Luiz Alex Silva; PINTO, Marcelo de Rezende. A análise crítica do discurso para além de procedimentos metodológicos. In: EnANPAD, 43., 2019, São Paulo. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, oct. 2019. Available at: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/42019. Access on: 17 nov. 2022.

CARRERI, Marcio Luiz; JUNIOR, Arnaldo Martin Szlacha. Pelas barbas do profeta: revisionismo, ressentimento e negacionismo histórico — análise da série “Brasil, Pátria Educadora”. In: MARTINEZ, Flavia Wegrzyn Magrinelli; CARRERI, Marcio Luiz; SALIBA, Maurício Gonçalves (org.). Educação, tensões e desafios contemporâneos: negacionismos, Covid-19, “ensino” remoto e outras questões do nosso tempo. Cornélio Procópio: Editora UENP, 2022. p. 61-88.

COMO o rígido sistema de tutela restringe a liberdade das mulheres sauditas. BBC News Brasil, 2017. Available at: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41431798. Access on: 18 nov. 2022.

CONSEQUÊNCIAS do movimento feminista: entenda como o feminismo inverteu a cultura ocidental. Brasil Paralelo, 2022. Available at: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/consequencias-do-movimento-feminista. Access on: 17 nov. 2022.

DATAFOLHA. 38% das mulheres brasileiras se consideram feministas. Folha de São Paulo, 2019. Available at: https://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2019/04/1987743-38-das-mulheres-brasileiras-se-consideram-feministas.shtml. Access on: 17 nov. 2022.

FAIRCLOUGH, Norman; MELO, Iran Ferreira de. Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa social científica. Linha D’Água, v. 25, n. 2, p. 307-329, dec. 2012. Available at: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47728. Access on: 17 nov. 2022.

FARIA, Dayanna da Silva Carvalho; SILVA, Lara Stefhany Oliveira; LEAHY, Lorena Leão Gomes; VIANA, Maria Paula Colombini Ferreira; TOURINHO, Luciano de Oliveira Souza; AZEVED, Fernanda Luiza Andrade de. As perspectivas dos direitos humanos sobre aborto e saúde pública no Brasil: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 12, p. 92-97, 2 dez. 2021.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. v. 1.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Language as social semiotic. In: ANGERMULLER, Johannes; MAINGUENEAU, Dominique; WODAK, Ruth (org.). The Discourse Studies Reader. Amsterdam: John Benjamins, 2014. p. 263-272.

JEFFREYS, Sheila. A necessidade de abolir o casamento. QG Feminista, Medium, 2020. Available at: https://medium.com/qg-feminista/a-necessidade-de-abolir-o-casamento-251e4d52e00f. Access on: 18 nov. 2022.

ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. [S. l.: s. n.], 2020. 1 video (17:43 minutes). Published by the channel Parábola Editorial. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=R5Nei7GQQjs&ab_channel=Par%C3%A1bolaEditorial. Access on: 02 nov. 2022.

LEEUWEN, Theo Van. Representing Social Actors. In: LEEUWEN, Theo Van. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. New York: Oxford University Press, 2008. p. 23-55.

LINS, Liana Cirne. O machoesquerdista e o feministo pós-esquerda. Mídia Ninja, 02 may 2017. Available at: https://midianinja.org/lianacirne/o-machoesquerdista-e-o-feministo-pos-esquerda/. Access on: 18 nov. 2022.

MELO, Ana Beatriz Ruiz de; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Letramentos ideológicos e acadêmicos justapostos. Travessias Interativas, n. 24, p. 68-87, 2021. Available at: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018. Access on: 02 nov. 2022.

MORAIS, Marcelo Maurício de. Governo Bolsonaro, um governo fundado em fake news?. Revista da APG, v. 1, n. 1, p. 76-104, aug. 2022.

PICOLI, Bruno Antonio; CHITOLINA, Vanessa; GUIMARÃES, Roberta. Revisionismo histórico e educação para a barbárie. Revista UFG, v. 20, 29 oct. 2020.

REAL time world statistics. Worldometer. Available at: https://www.worldometers.info/. Access on: 17 nov. 2022.

SANTANA, Pedro Américo Rodrigues; SANTANA, Neri Souza; FIGUEIREDO, Débora de Carvalho. Uma ferramenta que veio inovar o ensino da língua inglesa na rede pública: análise crítica do discurso da notícia de lançamento da plataforma Inglês Paraná. Revista Ilha do Desterro. v. 75, n. 3, 27 set. 2022.

SANTOS, Cila. Não existe liberdade sexual em uma cultura do estupro. QG Feminista, 2020. Available at: https://qgfeminista.org/nao-existe-liberdade-sexual-em-uma-cultura-do-estupro/. Access on: 18 nov. 2022.

THE EDITORS OF ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Seneca Falls Convention: Summary, Leaders, Significance, & Facts. Britannica, 2022. Available at: https://www.britannica.com/event/Seneca-Falls-Convention. Access on: 30 nov. 2022.

WEAVER, Megan Michelle. Critical Language Awareness Pedagogy in First-Year Composition: A Design-Based Research Study. 2020. Thesis Ph.D. – Old Dominion University, Norfolk, 2020. Available at: https://digitalcommons.odu.edu/english_etds/106. Access on: 18 nov. 2022.

Downloads

Published

2024-09-15

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.