“The Consequences of the Feminist Movement": The Unravelling of a One-Sided Historical Revisionism in Brasil Paralelo’s Text

Autores

  • Ana Beatriz Ruiz de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Evelin Barradas Favacho Universidade Estadual de Londrina
  • Luiggy Gabriel Andrade De Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Samuel Alves Carlos Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Critical Language Awareness, Critical Discourse Analysis, Systemic-Functional Linguistics, Representation of Social Actors, Feminist Movement.

Resumo

This article was first written as an activity of studies during the Critical Language Awareness course by undergraduate students of English Language at the Universidade Estadual de Londrina (UEL). This is an analysis of the text “Consequences of the Feminist Movement — Understanding How Feminism Reversed Western Culture” [our translation], published by the website Brasil Paralelo in 2022. The analysis used the studied and discussed categories of Critical Discourse Analysis, Systemic-Functional Linguistics, and Representation of Social Actors. The authors throughout the article reveal their choice of text, followed by a brief conceptualization of the procedures and categories employed in the analysis. After that, we unravel the text in parts, disavowing the fake information spread on it and explaining what the truth behind the material is, utilizing researched references and evidence to base our arguments. The objectives of the analysis, besides utilizing methodologies learned in the classroom to explain the influence of a text, are to make visible how the media can be biased and manipulative to benefit their interests. In the end, we understood that the text chose language resources, euphemisms, and the exclusion of facts to “control” their readers’ minds.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Ruiz de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de Letras Inglês da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi bolsista de iniciação científica do CNPq com o projeto "Letramentos Ideológicos Justapostos aos Letramentos Acadêmicos", e foi contemplada com Menção Honrosa por Mérito Científico pela apresentação do referido trabalho no Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC/UEL) de 2021. Também pelo mesmo trabalho foi indicada ao 19º Prêmio Destaque do CNPq. Faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), coordenado por Vera Lúcia Lopes Cristovão, que é sua orientadora. Foi estagiária com remuneração na Maple Bear Canadian School de Londrina, onde exerceu a função de professora auxiliar. Fez parte do corpo docente voluntário do Cursinho Mãos Amigas até agosto de 2021, onde ministrava aulas de língua inglesa. Concluiu o ensino médio em 2017, no Colégio Estadual Nilo Peçanha, e foi aluna de inglês do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) desde 2018, até março de 2022. Foi certificada com nível C1 no CEFR pelo IELTS, em 2022. Atualmente, está na University of Regina, em situação de mobilidade acadêmica realizando pesquisa de graduação pelo programa ELAP.

Evelin Barradas Favacho, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de graduação do curso de Letras Inglês - Licenciatura, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do 2° ao 4° período. Teve experiência como tradutora e revisora na Editora Penkal e atualmente é professora estagiária no CEI Aplicação Creche - Campus.

Luiggy Gabriel Andrade De Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Luiggy Gabriel é um graduando do 3º ano do curso de Letras Inglês ofertado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde através dessa, foi capaz de vivenciar projetos, pesquisas, oficinas e estágio não-obrigatório dentro da área de tradução. Também participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ofertado pela CAPES, e atualmente está inscrito no Programa de Residência Pedagógica (RP) também ofertado pela CAPES.

Samuel Alves Carlos, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de graduação do curso de Letras Inglês (Licenciatura), realizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista durante o 2° e 4° semestre; participou da Oficina “Vozes Sociais nos Letramentos Acadêmicos”; foi Estagiário Secretário do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas (LEM); foi Representante Estudantil do CLCH durante a Semana de Recepção aos ingressantes; trabalha atualmente como Tradutor e Revisor de textos na Editora Penkal (Livrarias Família Cristã).

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15-09-2024

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