O espaço romanesco em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior: uma leitura da terra
Mots-clés :
Ambientação, Espaço, Torto Arado, Itamar Vieira JuniorRésumé
O presente artigo analisa o espaço na narrativa enquanto elemento que gerencia o enredo do romance Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Junior. A partir da harmonia entre esse elemento e os demais constituintes estruturais do texto literário, a ambientação alcança amplas significações no corpo da criação. Nessa obra, a terra, enquanto imagem espacial, assume dimensões simbólicas que perpassam seu caráter de material tangível, o que oportuniza a tomada dessa peça-chave sob uma perspectiva de intangibilidade. A abordagem teórica será fundamentada, sobretudo, por Osman Lins (1976), Gaston Bachelard (1978), Antonio Dimas (1994) e Luís Alberto Brandão (2013). Valendo-se das concepções e dos estudos dos referidos autores, o trabalho em questão elucidará a terra sob uma concepção de personagem. Tal perspectiva será embasada por meio de excertos da obra de Junior (2019), os quais revelam a relação da terra com as esferas psicofísicas, socioculturais, políticas, históricas e sentimentais intrínsecas à realidade ficcional das personagens da narrativa.Références
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço. Trad: Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BORGES FILHO, O. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2007.
BORGES, Sérgio Luís. A função do cronotopo e de outros elementos da narrativa no conto Mujique Marei, de Fiodor M. Dostoiévski. Scripta Alumni, Curitiba, n. 14, 1-12, 2015.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2013.
BUTOR, Michel. Repertório. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
CERTEAU, Michel de. Práticas de Espaço. In:_____. A invenção do cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1996.
DIMAS, Antonio. Espaço e Romance. 3. ed. São Paulo: Ática, 1994.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GENETTE, Gérard. Espaço e Linguagem. In: _____. Figuras. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GRILLET, Robbe. Por um novo romance. São Paulo: Documentos, 1969.
HAESBAERT, Rogerio. O Mito da Desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Dilemas de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss Conciso. Rio de Janeiro: Moderna, 2011.
JACCHETTI, Kassandra Luiza. A relação entre o espaço e as personagens femininas no romance o Primo Basílio, de Eça de Queirós. 2016. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Departamento de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Santa Cruz do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1242/1/Kassandra.pdf. Acesso em: 19 de jan. 2022.
JUNIOR, Itamar Vieira. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo, Ática, 1976.
MOISÉS, Massaud. Guia Prático de Análise Literária. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.
OLIVEIRA, Raquel Trentin. A configuração do espaço: uma abordagem de romances queirosianos. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração em Estudos Literários, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3954/RAQUELTRENTINOLIVEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jan. 2022.
REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. Tradução: Angela Bergamini [et al.]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TACCA, Oscar. As vozes do romance. Coimbra: Almedina, 1983.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).