Arranjo Espacial da Bacia Hidrográfica do Rio São Nicolau - Piauí a partir da Análise Morfométrica e dos Aspectos Ambientais.

Cristiane Maria Cordeiro Santiago, Lidiane Cristina Félix Gomes, Marta Celina Linhares Sales, Jorge Eduardo de Abreu Paula

Resumo


A bacia hidrográfica do rio São Nicolau está localizada no Norte do Piauí próxima ao limite com o Ceará e cruza o território no sentido E-W até desaguar no rio Sambito afluente do Poti. Perfaz uma área de aproximadamente 5.389,8 km2. Possui grande importância no que tange a manutenção dos recursos hídricos nessa região além de formar paisagens ruiniformes no domínio semiárido. Contudo, é uma área ainda ausente de estudos ambientais específicos. Diante do exposto, objetivou-se analisar a bacia a partir dos parâmetros morfométricos associado aos aspectos ambientais e as intervenções humanas para compreensão da sua dinâmica. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico e cartográfico. Utilizou-se imagens de satélite, shapes, imagens Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), e cartas topográficas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) na escala de 1:100.000. Estes dados foram trabalhados nos software Arcgis 10.1 e Global Mapper que possibilitaram o cálculo e análise dos parâmetros estudados. As características físicoambientais juntamente com os resultados da análise morfométrica indicaram que a bacia não está propicia a inundações, apresenta densidade de drenagem tida como Regular, altitudes pouco elevada, mas, está susceptível a erosão. As formas de uso e ocupação contribuem de certa forma, para o surgimento de problemas ambientais. Portanto, se faz necessário a realização do adequado planejamento da área e reorientação na utilização dos recursos, uma vez que, o manejo inadequado associado às limitações naturais do ambiente semiárido, podem ocasionar danos irreversíveis ao meio ambiente e a população.


Palavras-chave


Unidade de Análise. Morfometria. Bacia de São Nicolau

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.2.p402-421



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License