Estudo de Ilhas de Calor no Município de Maceió/AL, por meio de Dados Orbitais do Landsat 5 (Heat Islands in the City of Maceió/AL using Orbital Data from Landsat 5)

Authors

  • Dimas Barros Santiago UFAL
  • Heliofábio Barros Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v9.3.p793-803

Keywords:

Ilha de Calor, Sensoriamento Remoto, Temperatura de Superfície, Maceió-AL

Abstract

Nas últimas décadas, o processo de urbanização se expandiu de forma muito rápida e, atualmente, metade da população do planeta, vive em áreas urbanas (MENDONÇA, 2009, p. 175). Assim a cidade tornou-se a maior forma de expressão das modificações antropogênica, onde fica nítida a relação conturbada entre o homem e a natureza. Para a pesquisa foram utilizadas 3 imagens obtidas pelo satélite Landsat 5-TM, adquiridas no Catálogo de Imagens - DGI - INPE (http://www.dgi.inpe.br/CDSR/). As imagens constam de 7 bandas espectrais cada uma. As imagens correspondem à passagem do satélite pelo quadrante órbita/ ponto 214-67 em 03/09/2003, 26/08/2006 e 17/03/2011. Foram obtidos dados horários de temperatura do ar no site do BDMEP/INMET (http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/), da estação localizada na Universidade Federal de Alagoas. O processamento das imagens foi desenvolvido através de modelos da ferramenta Model Maker do software ERDAS Imagine 9.2 e QGIS 2.12, gerando o mapeamento da temperatura na superfície terrestre, que serviu como base para a identificação das ilhas de calor. Diante do exposto, buscou identificar e analisar através das imagens do satélite TM Landsat 5, a temperatura da superfície terrestre da cidade de Maceió/AL destacando as áreas com maiores temperaturas, e identificando o efeito das ilhas de calor na zona urbana da cidade. Os resultados mostraram as variações espaciais de temperatura quando comparado à malha urbana com a zona rural, caracterizando assim o fenômeno de ilhas de calor. Observou-se o aumento das temperaturas de superfície quanto ao desenvolvimento da malha urbana e a variação temporal, destaque para o ano de 2011, onde ficaram notório os valores maiores que 35 °C com tonalidades em preto, onde a cidade tem maior densidade construída. Estes resultados poderão servir de subsídios na elaboração de estratégias para minimizar o desconforto térmico das áreas onde ocorrem ilhas de calor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dimas Barros Santiago, UFAL

Instituto de Ciências Atmosféricas(ICAT), Universidade Federal de Alagoas(UFAL). Sensoriamento Remoto

Published

2016-06-05

How to Cite

Santiago, D. B., & Gomes, H. B. (2016). Estudo de Ilhas de Calor no Município de Maceió/AL, por meio de Dados Orbitais do Landsat 5 (Heat Islands in the City of Maceió/AL using Orbital Data from Landsat 5). Brazilian Journal of Physical Geography, 9(3), 793–803. https://doi.org/10.26848/rbgf.v9.3.p793-803

Issue

Section

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)