Quilombo Mercês
conflitos socioambientais na resistência pelo território
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262095Schlagworte:
agroecologia, capitalismo, comunidade quilombola, ecossistema, indústriaAbstract
Este presente relato de experiência tem como ênfase de estudo a análise mediante os aspectos advindos do Quilombo da Ilha de Mercês, território pertencente a uma comunidade de subsistência remanescente de quilombo. Ao longo da descrição da elaboração deste relato, temos o objetivo de evidenciar a caracterização histórico espacial, onde relataremos previamente um pouco sobre a questão do espaço a qual estão constituídos, suas lutas e conquistas. Em diante, transcrevemos a análise em torno da apresentação analitica descritiva, apresentada em primeira mão mediante a oralidade dos moradores do quilombo, que nos denotam e nos expõem sua vivência enquanto comunidade de subsistência, exposto por intermédio de seus diálogos a luta e resistência diante os avanços do sistema econômico capitalista na tentativa de conquistar o espaço herdado pelo povo quilombola, por intermédio de suas práticas de acumulação de capital na extração dos bens naturais incididos no ecossistema estuarino que se encontra conservado, abrigando uma grande biodiversidade marinha, ademais comportando respectivamente a cultura e a etnicidade do Quilombo Mercês.
Literaturhinweise
ALTVATER, E. O preço da riqueza. Pilhagem ambiental e a nova (des) ordem mundial. Editora UNESP, São Paulo, SP, 1995.
BRITO, D.M.C. et al. Conflitos socioambientais no século XXI. PRACS, Macapá, n. 4, p. 51- 58, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 de abril de 2014.
DIEGUES, A. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: NUPAUB, 1994.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARINA, S.. Reportagem publicada pela Brasil de Fato em 2022. Bem Viver na TV: Quilombo Ilha de Mercês expande agroecologia no Complexo de Suape (PE). Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/02/bem-viver-na-tv-quilombo-ilha-de-merces-expande-agroecologia-no-complexo-de-suape-pe. Acesso em: 15 de abril, 2023.
MORAIS, S. A; SILVA, M. O Conceito De Quilombo e A (Re) Construção de Identidades e Espacialidades Negras. Barra do Garças: UNIVAR, 2009.24 f. Tese (Pós graduação) - Formação Docente e Culturas Africanas e Afro Americanas, Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, Barra do Garças, 2008.
MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Jackson Antonio Lopes da Silva, Yohanna Raíres Barbosa de Freitas Alves Araújo

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.