ENTRE O ENGENHO E A FERROVIA: UMA HISTÓRIA DO CENTRO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, DO SURGIMENTO À CONSOLIDAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241049Parole chiave:
Cabo de Santo Agostinho, História, Centro Principal, Espaço UrbanoAbstract
O presente artigo tem a finalidade de explicitar os fatores que levaram ao surgimento e consolidação da área que atualmente funciona como centro principal do Cabo de Santo Agostinho, município localizado no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, Brasil. Iniciado na segunda metade do século XVI, o povoamento da área se relaciona com o sucesso da produção açucareira na região, resultando em um primitivo núcleo urbano que, em suas características simbólicas e morfológicas, reflete o típico modo português de produção urbana na época. Seguindo o padrão das cidades no Brasil colonial, aparece como um apêndice das propriedades rurais condutoras das relações sociais. No século XIX, a inauguração do primeiro trecho da ferrovia do Recife ao São Francisco altera sobremaneira a dinâmica do local, promovendo a transformação da paisagem e do papel desempenhado pelo núcleo original. Tal processo se consolida entre fins do século XIX e início do XX, quando a mecanização dos meios de produção agrícola impulsiona o traslado de pessoas do campo para a cidade e o estabelece como centralidade do município.
Palavras-chave: Cabo de Santo Agostinho; Centro Principal; História; Economia açucareira.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.