Da precarização à autonomia estranhada: nexos psicofísicos da docência em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254183Palabras clave:
trabalho docente, Ensino Médio – Pernambuco, nexos psicofísicos, hegemonia, precarização.Resumen
O artigo analisa o perfil docente exigido na rotina de trabalho do modelo Tese e os nexos psicofísicos criados para conformar ideologicamente sua filosofia e cultura de trabalho. Para tanto, analisamos os principais documentos que orientam a proposta nos valendo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Em nossa abordagem teórico-metodológica utilizamos categorias de análise oriundas, especialmente, das reflexões de Gramsci em Americanismo e Fordismo (2007). Constatamos que existem pelo menos três nexos psicofísicos, extraídos do mundo empresarial, que condicionam uma estrutura de trabalho docente profundamente precarizada em várias dimensões (concepção, jornada, atribuições, saberes e direitos), a saber: responsabilização consentida, (des)especialização polivalente e (des)politização corporativa. A articulação desses nexos psicofísicos contribui para a produção de uma falsa autonomia que estamos qualificando como estranhada.
Citas
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARBOSA, J. M. O mito da ampliação da jornada no programa Mais Educação. Tópicos Educacionais; v. 25, n. 1 (2019): Revista Tópicos Educacionais. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/243786 Acesso em: 24 jun. 2020.
BARBOSA, J. M. Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco: estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente. 2020. 273 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, Recife, 2020.
BIANCHI, A. O Brasil dos gramscianos. Crítica Marxista, Campinas, n. 43, p. 117-132,
BIHR, A. Da Grande noite à alternativa: o movimento operário europeu em crise. São Paulo: Boitempo, 1998
DIAS, M. C. N.; GUEDES, P. M. O modelo de escola charter: a experiência de Pernambuco. São Paulo: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial: Fundação Itaú Social, 2010. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/09-escola-charterartigo_1510163083.pdf Acesso em: 28 out. 2020.
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xm7bSyCfyKm64zWGNbdy4Gx/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 out. 2021.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2. ed. volume 4, 2007.
INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO – ICE. Modelo de Gestão –Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) - Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira - Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, s/d. Disponível em: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_ModeloGestao.pdf Acesso em: cesso em: 29 out. 2020.
MAGALHÃES, M. A juventude brasileira ganha uma nova escola de ensino médio: Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz, 2008. Disponível em: http://icebrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Livro-a-juventude.pdf Acesso em: 29 out. 2018.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




