Da precarização à autonomia estranhada: nexos psicofísicos da docência em Pernambuco
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254183Mots-clés :
trabalho docente, Ensino Médio – Pernambuco, nexos psicofísicos, hegemonia, precarização.Résumé
O artigo analisa o perfil docente exigido na rotina de trabalho do modelo Tese e os nexos psicofísicos criados para conformar ideologicamente sua filosofia e cultura de trabalho. Para tanto, analisamos os principais documentos que orientam a proposta nos valendo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Em nossa abordagem teórico-metodológica utilizamos categorias de análise oriundas, especialmente, das reflexões de Gramsci em Americanismo e Fordismo (2007). Constatamos que existem pelo menos três nexos psicofísicos, extraídos do mundo empresarial, que condicionam uma estrutura de trabalho docente profundamente precarizada em várias dimensões (concepção, jornada, atribuições, saberes e direitos), a saber: responsabilização consentida, (des)especialização polivalente e (des)politização corporativa. A articulação desses nexos psicofísicos contribui para a produção de uma falsa autonomia que estamos qualificando como estranhada.
Références
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARBOSA, J. M. O mito da ampliação da jornada no programa Mais Educação. Tópicos Educacionais; v. 25, n. 1 (2019): Revista Tópicos Educacionais. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/243786 Acesso em: 24 jun. 2020.
BARBOSA, J. M. Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco: estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente. 2020. 273 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, Recife, 2020.
BIANCHI, A. O Brasil dos gramscianos. Crítica Marxista, Campinas, n. 43, p. 117-132,
BIHR, A. Da Grande noite à alternativa: o movimento operário europeu em crise. São Paulo: Boitempo, 1998
DIAS, M. C. N.; GUEDES, P. M. O modelo de escola charter: a experiência de Pernambuco. São Paulo: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial: Fundação Itaú Social, 2010. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/09-escola-charterartigo_1510163083.pdf Acesso em: 28 out. 2020.
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xm7bSyCfyKm64zWGNbdy4Gx/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 out. 2021.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2. ed. volume 4, 2007.
INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO – ICE. Modelo de Gestão –Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) - Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira - Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, s/d. Disponível em: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_ModeloGestao.pdf Acesso em: cesso em: 29 out. 2020.
MAGALHÃES, M. A juventude brasileira ganha uma nova escola de ensino médio: Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz, 2008. Disponível em: http://icebrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Livro-a-juventude.pdf Acesso em: 29 out. 2018.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




