Eutomia - ISSN: 1982-6850

Eutomia: Revista de Literatura e Linguística publica a produção científica de professores e alunos de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística e de pesquisadores que integrem Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, assim como a produção poética e ficcional de escritores em âmbito nacional e internacional. Eventualmente publicam-se traduções de trabalhos científicos ou literários.


Eutomia: Revista de Literatura e Linguística (ISSN Online 1982-6850)

Notícias

 

Chamadas: A obra de Don Ramón Maria del Valle-Inclán: Centenário da publicação de La Pipa del Kif. Revista Eutomia, dezembro de 2018.

 

Comemora-se, em 2019, o centenário da obra poética de Valle-Inclán. Uma vez que é muito pouco conhecida no Brasil, optou-se por adotá-la como tema da presente chamada.  Valle-Inclán é figura fundamental para compreender os primórdios do expressionismo hispânico, introduzindo a dramaturgia do esperpento, representada tanto no Velho quanto no Novo Mundo como uma inflexão para o grotesco. Nessa estética destacam-se suas séries de peças: Comedias Bárbaras, Divinas Palavras e Luzes de Boemia, muitas delas levadas ao cinema (https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif). Como poeta publicou Aromas de Leyenda, La Pipa del Kif e  Claves Líricas. Este galego soma um trabalho de ourives da língua com um espírito transgressor, que fazem dele o precursor das vanguardas em língua espanhola. Como romancista, escreveu várias séries, principalmente: Memorias del Marqués de Bradomín, feio, católico e sentimental e sobre a Guerra Carlista; e numa ácida crítica histórica, El Ruedo Ibérico e Tirano Banderas. Valle Inclán compartilhou com Rubén Darío a liderança do Modernismo (hispânico). Sua exemplar inquietude o levou a criar uma "arte da ruptura",  abrindo caminhos que só mais tarde seriam explorados. Aliás, seu assombroso domínio do idioma o converteu num dos grandes criadores da língua espanhola, em palavras do crítico Zamora Vicente, "uma figura que não tem equivalente desde Quevedo".  Envie sua colaboração sobre Valle-Inclán até 30 de outubro de 2018, para ser publicada no númerode dezembro de 2018, da revista Eutomia. Por favor leia com cuidado as instruções de como publicar na aba do link https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/login?source=%2Frevistas%2FEUTOMIA%2Feditor%2FsubmissionReview%2F618.

 
Publicado: 2018-07-23
 

Comunicados: Prorrogação do prazo de submissão dos trabalhos para o Dossiê temático

 

Prorrogação do prazo de submissão dos trabalhos para o Dossiê temático: Contribuição de autores russos para a Ciência da linguagem.

O prazo foi prorrogado até o dia 20 de julho de 2018. 



Postponement of deadline for submission of papers to the Thematic dossier: The contribution of Russian authors to Language sciences.

The deadline for submissions has been postponed until July 20, 2018.

 
Publicado: 2018-06-30
 
Outras notícias...

v. 1, n. 21 (2018): Eutomia 21 (Jul.2018)


Capa da Edição n. 21 da Revista Eutomia. A capa traz a obra "Composition VII", de Vasily Kandinsky.


Dossiê Contribuição de autores russos para a Ciência da Linguagem

 


Imagem: Composition VII

Criador: Vasily Kandinsky (1913)

Da coleção de: The State Tretyakov Gallery

Domínio Público