O discurso em notícias falsas sobre universidades brasileiras: uma perspectiva semiolinguística
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251183Palavras-chave:
universidade, notícias falsas, Semiolinguística, Análise do Discurso.Resumo
Este estudo objetiva analisar a ação das notícias falsas na construção de uma mise-en-scène que resulte um discurso de demérito para as universidades brasileiras. A metodologia utilizada é exploratória, bibliográfica e qualitativa. Na análise dos dados empregamos a Teoria Semiolinguística proposta por Charaudeau (2016). O corpusde estudo é composto por duas notícias falsas publicadas no Facebook. Constatamos que o sujeito comunicador encena em seu discurso um imaginário que associa a nudez às universidades de forma pejorativa, buscando um sujeito interpretante associado ao seu espectro político-ideológico, que veja essas cenas com asco e adira a seu contrato de comunicação.
Referências
ACERBI, Alberto. Cognitive attraction and online misinformation. Palgrave Communications, v. 5, no. 15. p. 1-7. 2019. [Acesso em: 17 de setembro de 2020] Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-019-0224-y
AGÊNCIA Lupa. #Verificamos: Imagem de ‘protesto de universitários nus’ não é de Minas Gerais. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/05/22/verificamos-universitarios-nus-mg/>. Acesso em: 25 ago. 2019.
AGÊNCIA Lupa. #Verificamos: Foto de estudantes nus em ‘comemoração’ é de manifestação na Ásia em 2011 Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/04/10/verificamos-universidade-nus/>. Acesso em: 25 ago. 2019.
BAKSHY, Eytan; MESSING, Solomon; ADAMIC, Lada A. Exposure to ideologically diverse news and opinion on Facebook. Science, v. 348, n. 6239, p. 1130-1132. 2015. [Acesso em: 17 de setembro de 2020] Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.aaa1160
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Resistência a ciência. Revista Pesquisa FAPESP. Nº 284, out. 2019. p. 17-21.
BLAINE, Timothy; BOYER, Pascal. Origins of sinister rumors: a preference for threat-related material in the supply and demand of information. Evolution and Human Behavior, n. 39, v. 1, p. 67-75. 2018. [Acesso em: 17 de setembro de 2020] Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.evolhumbehav.2017.10.001
BOAVENTURA, Luis Henrique; FREITAS, Ernani Cesar de. Contratos (i) mediados: encenação e polarização política nas redes sociais. Polifonia, v. 27, n. 49, 2020.
CARVALHO, Luciana Menezes. Contrato de Informação do Jornalismo no Ecossistema Midiatizado: Estratégias Semiolinguísticas da Instância de Produção no Facebook. 2015. 235 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. in: MACHADO Ida Lucia e MELLO, Renato de. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte, Nad/Fale-UFMG, 2004. p. 13-41.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma Análise Semiolinguística do Texto e do Discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-27.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In : PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coordenação da Equipe de Tradução Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Entrepalavras, v. 7, n. 1, p. 571-591, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018a.
CHARAUDEAU, Patrick. Compréhension et Interprétation. Interrogations autour de deux modes d'appréhension du sens dans les sciences du langage. In: ACHARD-BAYLE, Guy et al (Org.). Les sciences du langage et la question de l'interprétation (aujourd`hui): Actes du colloque 2017 de l`Association des Sciences du Langage. Limoges/França: Lambert Lucas, 2018b. p. 21-54
FREITAS, Ernani Cesar de. O discurso na Comunicação Organizacional:: uma abordagem semiolinguística na inter-relação linguagem e trabalho. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 1, n. 32, p.189-207, 2009. [Acesso em: 17 de julho de 2019] Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69830991011> ISSN 1809-5844
SILVA, Luis Henrique Boaventura da. Encenação e Ubiquidade em Discursos no Twitter: Procedimentos de Análise. 2017. 135 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Letras, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.
VAN LEEUWEN, Florina; PARREN, Nora; MITON, Helena; BOYER, Pascal. Individual choose-to-transmit decisions reveal little preference for transmitting negative or high-arousal content. Journal of Cognition and Culture, n. 18, v. 1, p. 124-153. 2018. [Acesso em: 17 de setembro de 2020] Disponível em: https://doi.org/10.1163/15685373-12340018
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julia Caroline Goulart Blank, Luis Henrique Boaventura, Ernani Cesar de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.