O discurso em notícias falsas sobre universidades brasileiras: uma perspectiva semiolinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251183

Palavras-chave:

universidade, notícias falsas, Semiolinguística, Análise do Discurso.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a ação das notícias falsas na construção de uma mise-en-scène que resulte um discurso de demérito para as universidades brasileiras. A metodologia utilizada é exploratória, bibliográfica e qualitativa. Na análise dos dados empregamos a Teoria Semiolinguística proposta por Charaudeau (2016). O corpusde estudo é composto por duas notícias falsas publicadas no Facebook. Constatamos que o sujeito comunicador encena em seu discurso um imaginário que associa a nudez às universidades de forma pejorativa, buscando um sujeito interpretante associado ao seu espectro político-ideológico, que veja essas cenas com asco e adira a seu contrato de comunicação.

Biografia do Autor

Julia Caroline Goulart Blank, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Jornalista no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá; Bolsista Capes.

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo

Bolsista PNPD/CAPES (UPF). Doutor em Letras (UPF-2017). Mestre em Letras. (UPF-2013). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. (UPF-2009).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo; Universidade Feevale

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS).

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

Blank, J. C. G., Boaventura, L. H., & Freitas, E. C. de. (2021). O discurso em notícias falsas sobre universidades brasileiras: uma perspectiva semiolinguística. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251183

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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