“Em meio a esse caos nasceu @vir.us”: uma análise semiolinguística da cultura do cancelamento em comentários do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253733Palavras-chave:
semiolinguística, estratégias discursivas, instagram, cultura do cancelamento.Resumo
Pautando-se na perspectiva da Teoria Semiolinguística, objetiva-se analisar as estratégias discursivas manipuladas pelos usuários da rede social Instagram. Para isso, examinaremos comentários realizados por internautas em resposta à marca de roupas VIR.US.2020, criada pela atriz Thaila Ayala, em junho de 2020. O nome escolhido pela artista para designar a grife acaba gerando indignação no público que, mobilizado pelo tribunal da Internet, julga inaceitável a atitude de Thaila. A partir das contribuições de Charaudeau (2001; 2005; 2009; 2018), analisaremos as estratégias de produção da referida postagem, assim como os possíveisefeitos produzidos pela instância de recepção durante a troca linguageira.
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