“Em meio a esse caos nasceu @vir.us”: uma análise semiolinguística da cultura do cancelamento em comentários do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253733

Palavras-chave:

semiolinguística, estratégias discursivas, instagram, cultura do cancelamento.

Resumo

Pautando-se na perspectiva da Teoria Semiolinguística, objetiva-se analisar as estratégias discursivas manipuladas pelos usuários da rede social Instagram. Para isso, examinaremos comentários realizados por internautas em resposta à marca de roupas VIR.US.2020, criada pela atriz Thaila Ayala, em junho de 2020. O nome escolhido pela artista para designar a grife acaba gerando indignação no público que, mobilizado pelo tribunal da Internet, julga inaceitável a atitude de Thaila. A partir das contribuições de Charaudeau (2001; 2005; 2009; 2018), analisaremos as estratégias de produção da referida postagem, assim como os possíveisefeitos produzidos pela instância de recepção durante a troca linguageira.

Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Mestranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do Colégio São José e professora de oficinas de Linguagem do Instituto Jelson da Costa Antunes.

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq) e do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio).

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Santos, A. C. dos, & Rebello, I. da S. (2022). “Em meio a esse caos nasceu @vir.us”: uma análise semiolinguística da cultura do cancelamento em comentários do Instagram. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253733

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

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