Irritação, críticas e rispidez em interações on-line: um estudo sobre o funcionamento sociointeracional da impolidez em jogos eletrônicos multiplayer

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260386

Parole chiave:

(im)polidez, interações on-line, jogos eletrônicos multiplayer

Abstract

Partindo da recorrente crença de que o “discurso agressivo” é parte basilar da interação em jogos eletrônicos on-line, este estudo investigou o funcionamento da interação entre múltiplos jogadores de uma mesma equipe. Buscou-se analisar como, por meio dos mecanismos de (im)polidez, os interactantes elaboram estratégias coletivas. Foi empregada uma metodologia qualitativa-interpretativista, e a escolha do jogo League of Legends se deu pelo fato de ser amplamente reconhecido como o mais representativo no universo dos jogos competitivos. Os resultados indicaram que, ao tensionar funções/papéis em situações conflituosas, os interactantes foram compelidos a elaborar estratégias de manutenção da harmonia na interação.

Biografie autore

Gabriel do Nascimento Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: gabriel.n_santana@live.com.

Ricardo Barreto Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: ricardo.rios@ufpe.br.

Sônia Virginia Martins Pereira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: sonia.mpereira@ufpe.br.

Riferimenti bibliografici

BARR, Pippin; NOBLE, James; BIDDLE, Robert. Video game values: human–computer interaction and games. Interacting with Computers, [s. l.], v. 19, p. 180–195, 2007.

BARRETO FILHO, Ricardo Rios. Avaliações da (im)polidez em interações no Facebook. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

BARRETO FILHO, Ricardo Rios; NEVES, Herbertt; BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Impolidez em textos on-line no facebook: análise das escolhas lexicais numa perspectiva textual-interativa. Calidoscópio, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 433–452, 2019.

BARRETO FILHO, Ricardo Rios; BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Impolidez e identidades em uma interação on-line no facebook: uma abordagem sociodiscursiva. Linguagem em (Dis)Curso, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 135-149, abr. 2021.

BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2007.

BARTON, David; LEE, Carmen. Language online: investigating digital texts and practices. Abingdon: Routledge, 2015.

BERKER, Thomas; HARTMANN, Maren; PUNIE, Yves; WARD, Katie. (eds.). Domestication of media and technologies. Maidenhead: Open University Press, 2005.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University, 1987 [1978].

CAMPOS, Aline de. Escalada do conflito em processos colaborativos online: uma análise do verbete web 2.0 da Wikipédia. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 22, p. 134-150, jan./jun. 2010.

COULON, Alain. Etnometodologia. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995.

CULPEPER, Jonathan. Impoliteness: using language to cause offence. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

FRASER, Bruce; NOLEN, William. The association of deference with linguistic form. International Journal of the Sociology of Language, [s. l.], n. 27, p. 93-109, 1981.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 20. ed. Tradução: Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2002 [1975].

LIUKKONEN, Ina. Managing hate speech in gaming media. Los Angeles: BrandBastion, 2018. Disponível em: https://info.brandbastion.com/hate-speech-in-the-gaming-community-and-social-media. Acesso em: 28 ago. 2023.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MCLUHAN, Marshall. The medium is the massage. Harmondsworth: Penguin Books, 1967.

PRETI, Dino. Alguns problemas interacionais da conversação. In: PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita. 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2003.

PRIMO, Alex. Conflito e cooperação em interações mediadas por computador. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 38-74, jun. 2005.

SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel; JEFFERSON, Gail. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language, [s. l.], v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974.

SANTANA, Gabriel. A (im)polidez como mecanismo de (des)organização na interação em jogos eletrônicos on-line. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SPENCER-OATEY, Helen. (Im)politeness, face and perceptions of rapport: unpackaging their bases and interrelationships. Journal of Politeness Research, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 95-119, jul. 2005.

SPENCER-OATEY, Helen. Managing rapport in talk: using rapport sensitive incidents to explore the motivational concerns underlying the management of relations. Journal of Pragmatics, [s. l.], v. 34, p. 529-545, 2002.

STENROS, Jaakko; PAAVILAINEN, Janne; MÄYRÄ, Frans. Social interaction in games. International Journal of Arts and Technology, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 342-358, 2011.

WATTS, Richard. Politeness. Cambridge: Cambridge University, 2003.

ZAGO, Gabriela. Trolls e jornalismo no Twitter. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 09, n. 1, jan-jul. 2012.

Pubblicato

2024-04-17

Come citare

Santana, G. do N., Barreto Filho, R., & Martins Pereira, S. V. (2024). Irritação, críticas e rispidez em interações on-line: um estudo sobre o funcionamento sociointeracional da impolidez em jogos eletrônicos multiplayer. Revista Investigações, 36(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260386

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

1 2 3 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.