Conhecimentos curriculares sobre ensino de leitura e de produção linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.260571

Palavras-chave:

cursos de letras, conhecimentos linguísticos, saberes docentes

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo (1) Identificar a presença e a natureza funcional dos conhecimentos linguísticos relacionados a leitura e produção linguística apontados pelos docentes em formação, e; (2) Relacionar os conhecimentos apontados pelos professores em formação com os saberes curriculares contemplados nas ementas de leitura e produção citadas como espaço de apresentação de conhecimentos linguísticos necessários para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Para isso, observamos através da linguística aplicada indisciplinar ementas de componentes curriculares teóricos de leitura e produção linguísticas de cursos de letras da Paraíba e respostas de professores em formação em um formulário de pesquisa.

Biografia do Autor

Maria Fernanda do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Letras pela PUC-RS (Bolsista CAPES II), licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: mafe.lt@outlook.com.

Referências

BEZERRA, M. Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos, p. 37-46. In: DIONÍSIO, A. Paiva; MACHADO; A. Rachel; BEZERRA, M. Auxiliadora (Org). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

BRAIT, B. CAMPOS, M. I. B. Da Rússia czarista à web. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009. p. 15-30.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise, Espírito Santo, v. 13, n. 25, p. 25-39, set. 2019.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; MUNIZ-LIMA, Isabel. Texto e interação em ambiente digital. Entrepalavras, Fortaleza, v. 12, n. esp., e2419, p. 1-17, outubro/2022. DOI: 10.22168/2237- 6321-2419

CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na linguística aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (org). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

GERALDI, J. Wanderley. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

GOMES-SANTOS, S. N.; SANTOS, Leonor, W. dos; SANTOS, M. F. Oliveira; TAFFARELLA; M. Cristina de M.; TRAVAGLIA, L. Carlos. A contribuição das(s) teorias do texto para o ensino. In: BENTES, A. Christina; LEITE, M. Quadros. Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

KLEIMAN, A. B. (Org.). A formação do professor: perspectivas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2, ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MARCUSCHI, L. Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARTINS, M. Helena. O que é leitura. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MARTINS, Mayara A. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2019.

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que tem orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2008.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C. E ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009

MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, Niterói, v. 27, p. 33-55, 2010.

NASCIMENTO, Maria Fernanda do. Conhecimentos linguísticos na formação acadêmica do professor de Língua Portuguesa: percepção dos conhecimentos curriculares sobre ensino de língua de graduandos de Cursos de Letras do Estado da Paraíba. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2023.

NASCIMENTO, M. F; RAFAEL, E. L. Conhecimentos sobre análise linguística em Cursos de Letras: da proposta curricular à visão dos graduandos. (no prelo)

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: Kle LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2008.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica. São Paulo: Parábola, 2003.

RAJAGOPALAN, K. The philosophy of applied linguistics, In: DAVIES, Allan., EDER, C. (Orgs). The handbook of applied linguistics. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2004. p. 397-420.

ROLLSING, L. Z.; NASCIMENTO, M. F. do; PERNA, C. B. L. O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.29327/266889.11.2-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961. Acesso em: 2 jul. 2024.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

02-10-2024

Como Citar

Nascimento, M. F. do. (2024). Conhecimentos curriculares sobre ensino de leitura e de produção linguística. Revista Investigações, 37(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.260571

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.