O ensino da competência lexical pelo gênero videoaula de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263282

Palavras-chave:

análise linguística, ensino do léxico, competência lexical, videoaulas

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar como a competência lexical é contemplada em videoaulas de língua portuguesa. Caracteriza-se, portanto, como sendo aplicada, documental e descritivo-explicativa. A análise do corpus em questão pautou-se nas contribuições teóricas de Antunes (2012), Travaglia (2016), Correia (2010) e Bezerra e Reinaldo (2020). No que tange aos resultados obtidos, identificamos os objetos de conhecimento sentidos das palavras, sinonímia, substituição lexical, adequação vocabular, sentido conotativo e denotativo, ortografia, formação de palavras e classes de palavras. Por fim, concernente às perspectivas de análise linguística, verificamos que as ocorrências estão alinhadas às noções conciliadora e conservadora.

Biografia do Autor

Beatriz Farias Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG) e licenciada em Letras - Língua portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP) da UFCG. E-mail: beatriz.farias@estudante.ufcg.edu.br.

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Língua Portuguesa da UFPE e dos Programas de Pós-Graduação em Letras (UFPE) e Linguagem e Ensino (UFCG). Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. E-mail: herbertt.neves@ufpe.br.

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

Almeida, B. F., & Neves, H. (2024). O ensino da competência lexical pelo gênero videoaula de língua portuguesa. Revista Investigações, 37(2), 1–23. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263282

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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