A construção do humor em memes sobre Edgar Allan Poe

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263427

Parole chiave:

humor, linguística cognitiva, Edgar Allan Poe, memes

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo identificar como ocorre a construção do humor em dois memes voltados para o escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Para o alcance do mencionado objetivo, e tendo em vista as características estruturantes e multimodais dos memes escolhidos, seguimos por uma abordagem qualitativa e interpretativista, de natureza básica e descritiva, articulando a Teoria da Incongruência do humor com fundamentações da Linguística Cognitiva. As análises demonstraram que o humor, nos memes selecionados, emerge de incongruências geradas, sendo motivadas, principalmente, pelo acionamento de metáforas (ontológicas, monomodal pictórica e multimodal) e metonímias conceptuais.

Biografia autore

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2018) e Mestre em Linguística pelo programa em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: leolimamat@hotmail.com.

Riferimenti bibliografici

CAVALCANTE, M. M.; OLIVEIRA, R. L. de. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 8-23, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8931. Acesso em: 25 nov. 2024.

CIENKI, A.; STANOPOULOU, A. V. “Do início ao fim”: Multimodalidade variável em construções como categorias de protótipos. In: CAVALCANTE, S.; GABRIEL, R.; MOURA, H. (org.). Linguagem, cognição e cultura: Estudos em interface. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 97-125.

DALMOLIN, A. R. et al. O Riso como Resistência: Memes contra Bolsonaro no Contexto da Pandemia. DeSignis, Rosário, n. 41, p. 179-191, 2024. Disponível em: https://www.designisfels.net/capitulo/i41-14-o-riso-como-resistencia-memes-contra-bolsonaro-no-contexto-da-pandemia/. Acesso em: 25 nov. 2024.

FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think. New Yorker: Basic Books, 2002.

FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2020.

FILLMORE, C. J. Scenes-and-frames semantics, linguistic structures processing. In: ZAMPOLLI, A. (org.). Fundamental studies in computer science. Amsterdan: North Holland Publishing, 1977. p. 55-88.

FILLMORE, C. J. Frame semantics. In: GEERAERTS, D. (org.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p. 373-400.

FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: Agendas for research. In: KRISTIANSEN, G.; ACHARD, M.; DIRVEN, R.; IBÀNEZ; F. R. de M. (org.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.

FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitive framework: agendas for research. In: FORCEVILLE, C.; URIOS-APARISI. Applications of cognitive linguistics: multimodal metaphor. New York: Mouton de Gruyter, 2009. p. 19-44.

FORCEVILLE, C. Multimodal Metaphor in Ten Dutch TV Commercials. The Public Journal of Semiotics, Lund, v. 1, n. 1, p. 15-34, Jan. 2007. Disponível em: https://journals.lub.lu.se/pjos/article/view/8812. Acesso em: 1 mar. 2024.

GONÇALVES, E. N. 1001 mesclas de Bom Bril: o humor em anúncios impressos à luz da Teoria da Integração Conceitual. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LAKOFF, L.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Coord. de tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.

LANGLOTZ, A. Language, creativity, and cognition. In: JONES, R. H. (ed.). Routledge handbook of language and creativity. Routledge Handbooks. Routledge, Abington, 2016. p. 40-60.

PINCELLI, R.; AMÉRICO, M. Apontamentos teóricos sobre o humor e seus recursos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4217-4228, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4217. Acesso em: 1 mar. 2024.

REGIANI, H.; BORELLI, V. Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21226. Acesso em: 25 nov. 2024.

SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachussets: The MIT Press, 2014.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução: Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.

Pubblicato

2024-12-16

Come citare

Lima, L. J. A. de. (2024). A construção do humor em memes sobre Edgar Allan Poe. Revista Investigações, 37(2), 1–30. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263427

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.