A construção do humor em memes sobre Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263427Parole chiave:
humor, linguística cognitiva, Edgar Allan Poe, memesAbstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar como ocorre a construção do humor em dois memes voltados para o escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Para o alcance do mencionado objetivo, e tendo em vista as características estruturantes e multimodais dos memes escolhidos, seguimos por uma abordagem qualitativa e interpretativista, de natureza básica e descritiva, articulando a Teoria da Incongruência do humor com fundamentações da Linguística Cognitiva. As análises demonstraram que o humor, nos memes selecionados, emerge de incongruências geradas, sendo motivadas, principalmente, pelo acionamento de metáforas (ontológicas, monomodal pictórica e multimodal) e metonímias conceptuais.
Riferimenti bibliografici
CAVALCANTE, M. M.; OLIVEIRA, R. L. de. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 8-23, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8931. Acesso em: 25 nov. 2024.
CIENKI, A.; STANOPOULOU, A. V. “Do início ao fim”: Multimodalidade variável em construções como categorias de protótipos. In: CAVALCANTE, S.; GABRIEL, R.; MOURA, H. (org.). Linguagem, cognição e cultura: Estudos em interface. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 97-125.
DALMOLIN, A. R. et al. O Riso como Resistência: Memes contra Bolsonaro no Contexto da Pandemia. DeSignis, Rosário, n. 41, p. 179-191, 2024. Disponível em: https://www.designisfels.net/capitulo/i41-14-o-riso-como-resistencia-memes-contra-bolsonaro-no-contexto-da-pandemia/. Acesso em: 25 nov. 2024.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think. New Yorker: Basic Books, 2002.
FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2020.
FILLMORE, C. J. Scenes-and-frames semantics, linguistic structures processing. In: ZAMPOLLI, A. (org.). Fundamental studies in computer science. Amsterdan: North Holland Publishing, 1977. p. 55-88.
FILLMORE, C. J. Frame semantics. In: GEERAERTS, D. (org.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p. 373-400.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: Agendas for research. In: KRISTIANSEN, G.; ACHARD, M.; DIRVEN, R.; IBÀNEZ; F. R. de M. (org.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitive framework: agendas for research. In: FORCEVILLE, C.; URIOS-APARISI. Applications of cognitive linguistics: multimodal metaphor. New York: Mouton de Gruyter, 2009. p. 19-44.
FORCEVILLE, C. Multimodal Metaphor in Ten Dutch TV Commercials. The Public Journal of Semiotics, Lund, v. 1, n. 1, p. 15-34, Jan. 2007. Disponível em: https://journals.lub.lu.se/pjos/article/view/8812. Acesso em: 1 mar. 2024.
GONÇALVES, E. N. 1001 mesclas de Bom Bril: o humor em anúncios impressos à luz da Teoria da Integração Conceitual. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
LAKOFF, L.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Coord. de tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.
LANGLOTZ, A. Language, creativity, and cognition. In: JONES, R. H. (ed.). Routledge handbook of language and creativity. Routledge Handbooks. Routledge, Abington, 2016. p. 40-60.
PINCELLI, R.; AMÉRICO, M. Apontamentos teóricos sobre o humor e seus recursos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4217-4228, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4217. Acesso em: 1 mar. 2024.
REGIANI, H.; BORELLI, V. Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21226. Acesso em: 25 nov. 2024.
SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachussets: The MIT Press, 2014.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução: Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Leonardo Jovelino Almeida de Lima

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.