A construção do humor em memes sobre Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263427Palavras-chave:
humor, linguística cognitiva, Edgar Allan Poe, memesResumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar como ocorre a construção do humor em dois memes voltados para o escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Para o alcance do mencionado objetivo, e tendo em vista as características estruturantes e multimodais dos memes escolhidos, seguimos por uma abordagem qualitativa e interpretativista, de natureza básica e descritiva, articulando a Teoria da Incongruência do humor com fundamentações da Linguística Cognitiva. As análises demonstraram que o humor, nos memes selecionados, emerge de incongruências geradas, sendo motivadas, principalmente, pelo acionamento de metáforas (ontológicas, monomodal pictórica e multimodal) e metonímias conceptuais.
Referências
CAVALCANTE, M. M.; OLIVEIRA, R. L. de. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 8-23, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8931. Acesso em: 25 nov. 2024.
CIENKI, A.; STANOPOULOU, A. V. “Do início ao fim”: Multimodalidade variável em construções como categorias de protótipos. In: CAVALCANTE, S.; GABRIEL, R.; MOURA, H. (org.). Linguagem, cognição e cultura: Estudos em interface. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 97-125.
DALMOLIN, A. R. et al. O Riso como Resistência: Memes contra Bolsonaro no Contexto da Pandemia. DeSignis, Rosário, n. 41, p. 179-191, 2024. Disponível em: https://www.designisfels.net/capitulo/i41-14-o-riso-como-resistencia-memes-contra-bolsonaro-no-contexto-da-pandemia/. Acesso em: 25 nov. 2024.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think. New Yorker: Basic Books, 2002.
FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2020.
FILLMORE, C. J. Scenes-and-frames semantics, linguistic structures processing. In: ZAMPOLLI, A. (org.). Fundamental studies in computer science. Amsterdan: North Holland Publishing, 1977. p. 55-88.
FILLMORE, C. J. Frame semantics. In: GEERAERTS, D. (org.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p. 373-400.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: Agendas for research. In: KRISTIANSEN, G.; ACHARD, M.; DIRVEN, R.; IBÀNEZ; F. R. de M. (org.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitive framework: agendas for research. In: FORCEVILLE, C.; URIOS-APARISI. Applications of cognitive linguistics: multimodal metaphor. New York: Mouton de Gruyter, 2009. p. 19-44.
FORCEVILLE, C. Multimodal Metaphor in Ten Dutch TV Commercials. The Public Journal of Semiotics, Lund, v. 1, n. 1, p. 15-34, Jan. 2007. Disponível em: https://journals.lub.lu.se/pjos/article/view/8812. Acesso em: 1 mar. 2024.
GONÇALVES, E. N. 1001 mesclas de Bom Bril: o humor em anúncios impressos à luz da Teoria da Integração Conceitual. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
LAKOFF, L.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Coord. de tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.
LANGLOTZ, A. Language, creativity, and cognition. In: JONES, R. H. (ed.). Routledge handbook of language and creativity. Routledge Handbooks. Routledge, Abington, 2016. p. 40-60.
PINCELLI, R.; AMÉRICO, M. Apontamentos teóricos sobre o humor e seus recursos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4217-4228, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4217. Acesso em: 1 mar. 2024.
REGIANI, H.; BORELLI, V. Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21226. Acesso em: 25 nov. 2024.
SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachussets: The MIT Press, 2014.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução: Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Jovelino Almeida de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.