Do texto impresso ao digital: a patemização em capas da Veja sobre a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254053Palabras clave:
patemização, COVID-19, capas da revista Veja, comentários on-line.Resumen
Este trabalho descreve, qualitativamente, a patemização em títulos e subtítulos de nove capas impressas da revista Veja a respeito da pandemia da COVID-19, e na postagem de uma dessas capas na rede digital Facebook, verificando possíveis efeitos patêmicos produzidos pelos comentários on-line, baseando-se em Charaudeau (2007; 2010) e Plantin (2010). Como o corpus é multissemiótico, para a compreensão de como a parcela não verbal da capa direciona o olhar para captação do leitor, serão utilizadas contribuições de Charaudeau (2013), Barthes (1990), Pierce (2010), Santaella (2012a; 2012b). Por fim, o discurso midiático em ambiente digital será contemplado a partir de Paveau (2021).
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