Álbum de Pagu: un ritual erótico y sacrificial
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265165Palabras clave:
erotismo, transgresión, ritual, Patricia Galvão (Pagu)Resumen
Patrícia Galvão, o Pagu, a pesar de estar asociada al movimiento modernista brasileño, aún permanece a los márgenes de los análisis de las vanguardias del siglo XX. Sin embargo, el Álbum de Pagu (1975 [1929]) es un conjunto de poemas con dibujos centrados en la erotización del cuerpo femenino, especialmente de la propia Pagu, incluso durante la infancia. Este trabajo lo analizará a partir de los conceptos de inocencia constructiva (Andrade, 2017); subjetividad en la creación poética modernista (Aranha, 1925); escritura erótica femenina y subversiva (Cixous, 2022); erotismo, transgresión y sacrificio (Bataille, 1987). Al final, propongo la lectura del Álbum como un ritual.
Citas
ANDRADE, Oswald de. O primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. In: ANDRADE, Oswald. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. Kindle Edition.
ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELLES, Gilberto Mendonça. (org.). Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.
ANDRADE, Oswald de. O manifesto Pau-Brasil. In: TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.
ARANHA, Graça. O Espírito Moderno. In: TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad: Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.
CAMPOS, Augusto. Pagu: vida-obra. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CIXOUS, Hélène. O Riso da Medusa. Trad: Natália Guerellus e Raísa França Bastos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Elas eram muito modernas. In: ANDRADE, Gênese (org.). Modernismos 1922–2022. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. p. 304-338. Kindle Edition.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
GALVÃO, Patrícia. A mulher do povo. In: ANDRADE, Oswald de; GALVÃO, Patrícia; LIMA, Queiroz. O homem do povo. Quinta edição, jan./fev. 1931a. Disponível em: https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/720623/per720623_1931_00005.pdf. Acesso em: 8 dez. 2024.
GALVÃO, Patrícia. A mulher do povo. In: ANDRADE, Oswald de; GALVÃO, Patrícia; LIMA, Queiroz. O homem do povo. Oitava edição, mar./abr. 1931b. Disponível em: https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/720623/per720623_1931_00008.pdf. Acesso em: 8 dez. 2024.
GALVÃO, Patrícia. Álbum de Pagu. Revista Código, n. 2. 1975. Disponível em: http://www.codigorevista.org/nave/index.html#/&indice2=codigo02_0024&indice=codigo02_0025. Acesso em: 3 dez. 2024.
GALVÃO, Patrícia. Paixão Pagu: a autobiografia precoce de Patrícia Galvão. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
LIPPI, Silvia. Os percursos da transgressão (Bataille e Lacan). Trad. Pedro Henrique Bernardes Rondon. Ágo-ra, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 173-183, jul.-dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/dM948LQkxRxkM3wgzd9tKrd/?lang=pt. Acesso em: 29 nov. 2024.
LINO, Patrícia. Álbum de Pagu e Dia Garimpo: dois livros de poemas com desenhos. Pessoa Plural — A Journal of Fernando Pessoa Studies, Providence, Brown University Library, 2022. Disponível em: https://repository.library.brown.edu/studio/item/bdr:6epc9fp5/. Acesso em: 27 nov. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Raquel Zandomeneghi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.