Entre o estranhamento e a carnavalização: considerações sobre as relações de espaço-sujeito em Os transparentes, de Ondjaki

Autori

  • Raíra Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245322

Parole chiave:

tradições, inovações, espaço, indivíduos.

Abstract

Resgatando um universo mítico particular, o romance Os transparentes, de Ondjaki, apresenta uma cidade construída por pessoas comuns em sua sede por (sobre)vivências. Este trabalho tem como objetivo investigar elementos que compõem tal cenário agregador de tradições e inovações. Para isto, utilizaremos de repertório teórico que reflete a categoria de espaço e suas relações com os indivíduos, como a teoria de estranhamento e desautomatização, de Chklóvski, e as ideias de carnavalização de Bakhtin. Assim, entendemos que o romance bebe de tradições literárias e culturais diversas, mas lança-se com inventividade e agudeza de discurso frente ao cenário das literaturas contemporâneas.

Biografia autore

Raíra Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de literatura, com ênfase em poesia e literaturas em língua portuguesa.

Riferimenti bibliografici

ARENAS, Fernando. África Lusófona: além da independência. Trad. Cristiano Mazzei. São Paulo: Edusp, 2019.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. In: OLIVEIRA, Toledo de (Org.) Teoria da Literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976.

ONDJAKI. Os transparentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

REIS; LOPES, A. C. M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. Trad. Bergamini; Arruda; Sette; Jouët-Pastré. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TAVARES, Paula. Amargos como os frutos: poesia reunida. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

Pubblicato

2020-12-08

Come citare

Vasconcelos, R. (2020). Entre o estranhamento e a carnavalização: considerações sobre as relações de espaço-sujeito em Os transparentes, de Ondjaki. Revista Investigações, 33(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245322

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Literatura Contemporânea de Língua Portuguesa

Articoli simili

1 2 3 4 5 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.