A produção de sentido nas interações virtuais: um estudo dos minicontos no Instagram
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254248Mots-clés :
minicontos, referenciação, frames, redes sociais.Résumé
O objetivo deste artigo é postular características sociocognitivas e discursivas presentes em minicontos no Instagram, considerando as relações entre processos referenciais, inferenciais e framing encenados nos textos veiculados pelas redes sociais. Foram selecionados para análise trinta e dois minicontos, postados apartir das contas @minicontosp e @minicontosdavida. O referencial teórico propõe um diálogo entre pesquisas sobre texto, discurso e referenciação (MORATO et al., 2012; GARANTIZADO JR; CAVALCANTE, 2016) estudos sobre os minicontos (LAGMANOVICH, 2009) e sobre frames (FILLMORE; BAKER, 2009; DUQUE, 2015; AQUINO; PALUMBO; BENTES, 2019). Os resultados indicaram a importância das imagens, títulos e hashtags no processo de produção de sentido.
Références
APOTHÉLOZ, D. Référer sans expression référentielle: gestion de la référence et opérations de reformulation dans des séquences métalinguistiques produites dans une tâche de rédaction conversationnelle. In: ENIKÖ, N. (Ed.). Pragmatics in 2000: Selected papers from the 7th International Pragmatics Conference, v. 2. Antwerp: International Pragmatics Association, 2001. p. 30-38.
AQUINO, Z. G. O. Conversação e conflito. Um estudo das estratégias discursivas em interações polêmicas. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
AQUINO, Z. G. O.; PALUMBO, R. Interação e polêmica em diálogos no Facebook. XVII CONGRESO INTERNACIONAL ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA (ALFAL). Anais […]. Associação de Linguística e Filologia da América Latina, p.1-15, João Pessoa, 2014.
AQUINO, Z. G. O.; PALUMBO, R.; BENTES, A.C. Frames e argumentação: analisando o discurso presidencial de Michel Temer pós-impeachment de Dilma Rousseff. Revista (Con)Textos Linguísticos, Dossiê: Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise, Vitória, v.13, n.25, p.117-134, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W.U. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.
CORTÁZAR, J. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, J.Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Jr. e João A. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 39, p. 25-48, jul./ago. 2015.
FÁVERO, L. L.; KOCH, I. G.V. Linguística Textual - Introdução. São Paulo: Cortez, 1983.
FILLMORE, Ch. J. Frame semantics. In: The Linguistic Society of Korea (ed.). Linguistics in the morning calm. Selected papers from SICOL 1981. Hanshin Publishing Company. Seoul,1982.
FILLMORE, Ch. J.; BAKER, C. A hastags approach to semantic analysis. In: HEINE, B.; NARROG, H. (eds.). The Oxford Handbook of Linguistic Analysis. Oxford: Oxford University Press, p.313-339, 2009.
GARANTIZADO JR, J. O. S.; CAVALCANTE, M.M. Coerência/Coesão: uma nova forma de olhar os elos coesivos. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 26. n. 26, p.126-152, 2016.
GEERAERTS, D. Theories of lexical semantics. Oxford: Oxford University Press, 2010.
GUMPERZ, J. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press. 1982.
KOCH, I. G.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
KOCH, I. G.V. A produção de inferência e sua contribuição na construção de sentido. Delta, São Paulo, n. 9 especial, p.399-416,1993.
KOCH, I. G.V. Introdução à Linguística Textual – trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. G.V. O texto e a construção de sentidos. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LAGMANOVICH, D. El microrrelato hispánico: algunas reiteraciones. Iberoamericana: América Latina – España - Portugal, Berlín; Hamburgo; Frankfurt am Main/Madrid, v. 9, n. 36, p.85-96, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de Texto – o que é e como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Série Debates, 1983.
MARCUSCHI, L. A. O Processo Inferencial na Compreensão de Textos. Relatório Final apresentado ao CNPQ. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife,1989.
MARCUSCHI, L. A. Coerência e cognição contingenciada. In: BARROS, K. S. de (org.). Produção Textual: Interação, processamento, variação. Natal: Editora da UFRN, 2000. p. 111-130.
MARCUSCHI, L. A. Do código para a cognição: o processo referencial como atividade cognitiva. Veredas, Juiz de Fora, v. 13, p. 43-62, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. In: KOCH, I.G.V.; MORATO, E.M.; BENTES, A. C. (orgs.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 53-101.
MORATO, E. M. A noção de frame no contexto neurolingüístico: o que ela é capaz de explicar? Cadernos de Letras da UFF, Dossiê: Letras e Cognição, Rio de Janeiro, n. 41, p. 93-113, 2010.
MORATO, E. M.; BENTES, A. C. TUBERO, A. N.; MACEDO, H. O;.CAZELATO, C. O.; MIRA, C. C. C. R.; MARTINS, E. F. M. Procesos implícitos, contextuales y multimodales en la construcción referencial en conversaciones entre afásicos y no afásicos: relato de investigación. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 3, p. 711-742, set./dez. 2012.
MORATO, E. M.; BENTES, A. C. Frames em jogo na construção discursiva e interativa da referência. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 55, n. 1, p. 125–137, 2013.
MORATO, E. M.; MARTINS, E. F.; FERRARI, N. L.; MARIANO, R. D.; PARINTINS LIMA, R. O papel dos frames na organização do tópico discursivo e na coesividade comunicacional na interação entre afásicos e não afásicos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 59, n. 1, p. 91–110, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Zilda Gaspar Oliveira Aquino, Renata Palumbo, Anna Cristina Bentes 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.