A produção de sentido nas interações virtuais: um estudo dos minicontos no Instagram

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254248

Mots-clés :

minicontos, referenciação, frames, redes sociais.

Résumé

O objetivo deste artigo é postular características sociocognitivas e discursivas presentes em minicontos no Instagram, considerando as relações entre processos referenciais, inferenciais e framing encenados nos textos veiculados pelas redes sociais.  Foram selecionados para análise trinta e dois minicontos, postados apartir das contas @minicontosp e @minicontosdavida. O referencial teórico propõe um diálogo entre pesquisas sobre texto, discurso e referenciação (MORATO et al., 2012; GARANTIZADO JR; CAVALCANTE, 2016) estudos sobre os minicontos (LAGMANOVICH, 2009) e sobre frames (FILLMORE; BAKER, 2009; DUQUE, 2015; AQUINO; PALUMBO; BENTES, 2019). Os resultados indicaram a importância das imagens, títulos e hashtags no processo de produção de sentido.

Bibliographies de l'auteur

Zilda Gaspar Oliveira Aquino, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Área de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).

Renata Palumbo, Faculdades Sesi de Educação, São Paulo (FASESP)

Professora do Departamento de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação - São Paulo (FASESP).

Anna Cristina Bentes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

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Publiée

2022-12-28

Comment citer

Aquino, Z. G. O., Palumbo, R., & Bentes, A. C. (2022). A produção de sentido nas interações virtuais: um estudo dos minicontos no Instagram. Revista Investigações, 35(especial). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254248

Numéro

Rubrique

Linguística de Texto e Análise da Conversação: perspectivas para as Tecnologias digitais

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