PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p192-210

Parole chiave:

PIBID, Formação docente, Ciências

Abstract

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), visa e possibilita o desenvolvimento de aspectos formativos, levando os estudantes de licenciatura para sala de aula ainda na sua iniciação docente, com o objetivo de uma formação mais qualificada, possibilitando profissionais melhores capacitados para atuarem na educação básica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma o Pibid contribuiu para a formação dos licenciandos em Ciências e Matemática. A investigação é de cunho qualitativo tendo como método, a pesquisa (auto) biográfica, que permite investigar e  entender a repercussão das experiências vivenciadas e da formação nas práticas decentes dos bolsistas. Quanto à coleta de dados se deu por meio da entrevista narrativa, possibilitando maior aprofundamento da investigação. Foi realizada com ex-bolsistas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo, no subprojeto ciências. Os dados foram analisados por intermédio da análise de conteúdo, do tipo temático-categorial que se divide em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento do material. Os resultados evidenciaram que o Pibid contribui significativamente para delinear a identidade profissional dos licenciandos, agindo diretamente na formação de professores, de modo a qualificá-los para sua futura atuação profissional. Igualmente, também fomentou nesses sujeitos segurança, autonomia e motivações para o trabalho em equipe.

 

Biografie autore

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA.Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação  em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS, linha Educação, Currículo e Ensino ( 2012-2016) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- UL, Portugal (2015-2016). Mestre  em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, linha de pesquisa Didática e Formação Docente/CAPES (2009-2011).  Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1998). Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá-UNESA (2017). Licenciatura  em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras- FAFIC (2007); bacharelado  em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri -URCA (1997) e licenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.   Vinculada ao Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação - INCINATE/UFCA, Cnpq. Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Pedagogia da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Tem experiência na área de Educação: sub-áreas: Didática, Currículo, Ensino e Pesquisa Educacional; e Filosofia com ênfase na sub-área: Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia.

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sou professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tenho experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil. Atuo nos campos da pesquisa educacional e formação docente, desenvolvendo estudos atinentes às temáticas aprendizagem da docência, práticas pedagógicas na Educação Infantil, narrativas autobiográficas sobre a(s) infância (s), sociologia da infância, antropologia da criança, culturas infantis, atividade lúdica no âmbito da Teoria Histórico-Cultural. Sou avaliadora ad-hoc de diversas revistas científicas nacionais, na área da educação. Atuo como vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA/IFE/UFCA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Didática, Docência e Educação (GEPEDE/URCA/UFCA).

Riferimenti bibliografici

ALVES, F. C. et al, 2021. O Pibid e a aprendizagem do fazer docente em tempo de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1586-1603, jun. 2021.

ARCE, Alessandra; SILVA, Debora A. S. M. da; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011. 133 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, Porto Editora, 1994.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Universidade de São Paulo. Educação e Pesquisa. Jun. 2002.

BRASIL. Câmara Legislativa. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de jun. 2010. Seção 1, p. 4.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Acesso 12/12/2020

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Acesso: 12/12/2020

BRASIL. Portaria nº 072, de 9 de abril de 2010. Diário Oficial da União. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaPIBID, no âmbito da CAPES. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 Ago. 2020

CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 27. Junho de 2020.

COSTA, M.A.B.C. A dimensão formativa do PIBID para o professor supervisor.

Belo Horizonte, 2016.

GATTI, B. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas.

Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46. /Dezembro/janeiro/fevereiro 2013-2014.

GONÇALVES, A. Diversidade e inclusão na educação. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. IV Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE. 2017.

HERNANDEZ, Jimena de Garay; NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do; CAETANO, Márcio. El desafío de la docencia: biografía, activismo y redes curriculares en las escuelas. Revista debates insubmissos, Caruaru, PE. Brasil, Ano 3, v.3, nº 11, set./dez. 2020. p. 10-30. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/246447. Acesso em: 09 fev. 2022.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992. cap. 2, p. 31-61.

LA TAILLE ,Yves de; JUSTO, José Sterza; SILVA. Nelson Pedro. Indisciplina, disciplina: ética moral, e ação do professor. 5. Ed. – Porto Alegre: Medições, 2013.

LIMA, et al. A experiência da docência através do PIBID: teoria e prática. III CONEDU – Congresso Nacional da Educação. Julho. 2016.

MENEZES, E. A. O. A pesquisa como potencializadora da reflexão crítica sobre a formação e prática docente: um olhar sobre a experiência formadora do PIBID- UECE. Tese (doutorado)-Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2017.

MORAIS, D. F. & PANTOJA, G. F. PIBID diversidade: relato de experiência pedagógica com alunos de uma escola pública do município de Abaetetuba, Pará. VII Congresso Nacional de Educação. Educação como (re) Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Maceió-AL. Out. 2020.

MUYLAERT, et al. Entrevistas narrativa: um importante recurso em pesquisa qualitativa.

Rev. Escola de enfermagem da USP. 48 (spe2) Dez. 2014.

SALGADO, T. D. M. & SILVA, M. T. X. Oficinas interdisciplinares: integrando o PIBID Química e o PIBID Física na UFRGS. Encontro de debates sobre o ensino de Química. EDEQ n.33. Outubro, 2013.

RIBEIRO, L. A. & NOGUEIRA, E, G. D. O desenvolvimento profissional docente do PIBID: influências do programa desvelada por seus egressos. Práxis educacional. Dossiê temático/Prática pedagógica. Mato Grosso do Sul. Out. 2015.

Pubblicato

2022-09-11

Come citare

Alves, F. C., Pereira, M. L. R., & Menezes, E. A. de O. (2022). PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 192–210. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p192-210

Fascicolo

Sezione

Dossiê- Alcances Autoformativos da Pesquisa (Auto)biográfica Para a Educação

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.