REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: ESCOLA E BRANQUITUDE

Autor/innen

  • Gabriela Nobre Bins SMED POA
  • Lisandra Oliveira e Silva UFRGS
  • Leticia Gomes Farias SMED POA - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p11-31

Schlagworte:

branquitude, escola, relações étnico raciais

Abstract

O presente artigo, fruto de uma Tese de Doutorado e de diálogos entre professoras da Educação Básica e do Ensino Superior, da cidade de Porto Alegre/RS, apresenta reflexões sobre o conceito de branquitude e como este se reflete no cotidiano da escola. A partir do diálogo com a literatura sobre o tema e das respostas de professores e professoras a um questionário, refletimos acerca do conceito de branquitude e do porquê silenciamos a discussão a o respeito dessa identidade racial na escola. O artigo discute como operam os privilégios raciais, simbólicos e materiais que os sujeitos brancos detém no interior das dinâmicas da escola e como isso vai perpetuando as hierarquias na sociedade.

Autor/innen-Biografien

Gabriela Nobre Bins, SMED POA

Professora da Rede Municipal de Porto Alegre, Pós doutoranda no PPGCMH na UFRGS.

Lisandra Oliveira e Silva, UFRGS

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS

Leticia Gomes Farias, SMED POA - UFRGS

Professora da Rede Municipal de POrto Alegre, mestranda no PPGEDU UFRGS

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Veröffentlicht

2024-01-29

Zitationsvorschlag

Bins, G. N., Silva, L. O. . e, & Farias, L. G. (2024). REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: ESCOLA E BRANQUITUDE. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 11–31. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p11-31

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