REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: ESCOLA E BRANQUITUDE

Autores

  • Gabriela Nobre Bins SMED POA
  • Lisandra Oliveira e Silva UFRGS
  • Leticia Gomes Farias SMED POA - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p11-31

Palavras-chave:

branquitude, escola, relações étnico raciais

Resumo

O presente artigo, fruto de uma Tese de Doutorado e de diálogos entre professoras da Educação Básica e do Ensino Superior, da cidade de Porto Alegre/RS, apresenta reflexões sobre o conceito de branquitude e como este se reflete no cotidiano da escola. A partir do diálogo com a literatura sobre o tema e das respostas de professores e professoras a um questionário, refletimos acerca do conceito de branquitude e do porquê silenciamos a discussão a o respeito dessa identidade racial na escola. O artigo discute como operam os privilégios raciais, simbólicos e materiais que os sujeitos brancos detém no interior das dinâmicas da escola e como isso vai perpetuando as hierarquias na sociedade.

Biografia do Autor

Gabriela Nobre Bins, SMED POA

Professora da Rede Municipal de Porto Alegre, Pós doutoranda no PPGCMH na UFRGS.

Lisandra Oliveira e Silva, UFRGS

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS

Leticia Gomes Farias, SMED POA - UFRGS

Professora da Rede Municipal de POrto Alegre, mestranda no PPGEDU UFRGS

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Bins, G. N., Silva, L. O. . e, & Farias, L. G. (2024). REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: ESCOLA E BRANQUITUDE. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 11–31. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p11-31

Edição

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