ESCREVIVÊNCIA PARA ASSOMBRAR A COLONIALIDADE DO PODER NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Autori

  • Erbs Cintra de Souza Gomes
  • Dayvison Herbety Araújo Amaral Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA / Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p145-162

Parole chiave:

Colonialidade do Poder, Sistema Penitenciário Brasileiro, Escrevivência

Abstract

Este artigo propõe-se a ser uma viagem introspectiva pela cartografia da vida, onde cada passo desenha um contorno no mapa da existência humana. Através de uma escrevivência que tece memórias, ancestralidades e resiliências, refletimos sobre as múltiplas camadas de uma realidade entalhada por lutas sociais, desafios educacionais e a incessante busca por dignidade. Engajamos em uma análise pós-qualitativa do sistema prisional brasileiro, traçando paralelos com os navios negreiros do passado. Argumentamos que, dentro deste contexto de privação, a educação emerge como um catalisador potencial para a ressocialização. Para tal, é fundamental engajar-se em disputas pedagógicas que vão além do cárcere, promovendo oportunidades para reparação social e histórica. O artigo visa discutir alternativas para desmantelar a colonialidade do poder incrustada no sistema penitenciário brasileiro, enfatizando a educação como um processo vital para a ressocialização.

Biografia autore

Dayvison Herbety Araújo Amaral, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA / Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA.

Docente na Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA, mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertão, enfermeiro pela Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA.

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Pubblicato

2024-09-25

Come citare

Gomes, E. C. de S., & Amaral, D. H. A. (2024). ESCREVIVÊNCIA PARA ASSOMBRAR A COLONIALIDADE DO PODER NO SISTEMA PENITENCIÁRIO. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 145–162. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p145-162

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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