REFLEXÕES EM TORNO DA CATEGORIA ‘RAÇA’ NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE UMA LENTE TRANSDISCIPLINAR E INTERSECCIONAL

Autores

  • Carina Jéssica De Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Elisa Duarte Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco
  • Denise Maria Botelho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p54-68

Palavras-chave:

Raça, Interseccionalidade, Transdisciplinaridade.

Resumo

Este ensaio trata temas como “o território do olhar” (Random, 2002) e a noção de conhecimento local e total (SANTOS, 2010) para refletir sobre a emergência de novos conhecimentos e paradigmas. Buscamos aqui pensar como a Transdisciplinaridade  (Santos, 2008), (Nicolescu, 2002), (Coll, 2002) e a  Interseccionalidade (Bilge e Gollins ,2021) dialogam entre si, examinando as aproximações e a complementaridade entre ambas. Percebemos, enfim, como ambos os pensamentos podem contribuir para uma nova forma de produção de conhecimento além da democratização do mesmo.


 

Biografia do Autor

Carina Jéssica De Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde e Codificadora voluntária no projeto M Facebook. Com experiência em estudos migratórios, relações étnico-raciais, estudos de mídia e esfera pública.

Elisa Duarte Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco. Graduada em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Vinculada ao GEPERGES Audre Lorde - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde. Codificadora voluntária no projeto Manchetômetro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem interesse nas áreas de Sociologia e Educação, com ênfase nas relações étnico-raciais, Interseccionalidade e feminismo interseccional.

Denise Maria Botelho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Atua na área de educação e relações étnico-raciais, com ênfase em interseccionalidades de raça e gênero. Desenvolve pesquisas em educação intercultural e religiões de matrizes africanas e afro-indígenas e feminismo interseccional. Professora Associada do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ) nas linhas de pesquisas 1- Movimentos Sociais, Práticas Educativo-Culturais e Identidades e 3 - Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades "Audre Lorde" (Geperges Audre Lorde). Membro do Coletivo de Acadêmicas Negras Luiza Bairros (CAN Luiza Bairros) Pós-Doutoramento em Educação no Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Novae. E na área social atua como Iyalorixá do Ilê Axe Alagbede Orun. 

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte-MG: Letramento: Justificando, 2018.

COLLINS. Patricia Hill. A Diferença que o Poder Faz: Interseccionalidade e Democracia Participativa. Tradução Elisa Nascimento; Carina Souza. Rev. Sociologias Plurais, v. 8, n. 1, p. 11-44, jan. 2022

COLLINS, Patricia Hill; Bilge, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. Boitempo, 2021.

COLL, Augustí Nicolau et al. Educação e Transdisciplinaridade II. São Paulo, Trion, 2002.

HOOKS, bell. Ensinando a trangredir: a educação como prática da liberdade; tradução de Marcelo Brandão. Cipolla - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2013.

NICOLESCU, Basarab. “Um Novo Tipo de Conhecimento – Transdisciplinaridade” In Educação e Transdisciplinaridade. São Paulo, TRIOM, 2000.

RANDOM, Michel. O território do olhar. In: SOMMERMAN, Américo e outros (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002

SANTOS. Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ. 13 (37) • Abr 2008 .

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. 16ª ed. Porto: Afrontamento, 2010.

SCHWARCZ, Lilia Mortiz. O Espetáculo das Raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

De Souza, C. J., Nascimento, E. D., & Botelho, D. M. (2024). REFLEXÕES EM TORNO DA CATEGORIA ‘RAÇA’ NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE UMA LENTE TRANSDISCIPLINAR E INTERSECCIONAL. Revista Debates Insubmissos, 6(22), 54–68. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p54-68

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.