A CORTINA SE ABRE: OS OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS DADO ÀS CRIANÇAS CIRCENSES SOB A ÓTICA DAS FAMÍLIAS
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p167-194Palavras-chave:
educaçao, circo, criança, políticas públicas.Resumo
Esta pesquisa aborda questões relacionadas aos desafios da educação escolar às demandas da criança/jovem circense, dada as suas especificidades ao longo do processo de escolarização. Identificaremos tais demandas, no tocante ao acesso e permanência, com qualidade social, à educação escolar, apontando seus limites e possibilidades. Nossa abordagem metodológica articula-se à pesquisa descritiva e exploratória mediante à aplicação de entrevista semiestruturada, com dois pais de crianças e adolescentes circenses em idade escolar, mediante um roteiro prévio e um questionário desenvolvido com a representante de ensino de Garanhuns/PE. As entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, decorreram nos municípios de Garanhuns/PE e Saloá/PE, em 2018. Observamos diversas dificuldades relacionadas ao acesso da criança circense à escola, que vem da efetivação da matrícula às práticas efetivas pedagógicas. Os resultados indicam falta de cumprimento das políticas públicas específicas, bem como falta de cumprimento das leis existentes para garantir o direito a uma educação de qualidade.
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