A CORTINA SE ABRE: OS OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS DADO ÀS CRIANÇAS CIRCENSES SOB A ÓTICA DAS FAMÍLIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p167-194

Palavras-chave:

educaçao, circo, criança, políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa aborda questões relacionadas aos desafios da educação escolar às demandas da criança/jovem circense, dada as suas especificidades ao longo do processo de escolarização. Identificaremos tais demandas, no tocante ao acesso e permanência, com qualidade social, à educação escolar, apontando seus limites e possibilidades. Nossa abordagem metodológica articula-se à pesquisa descritiva e exploratória mediante à aplicação de entrevista semiestruturada, com dois pais de crianças e adolescentes circenses em idade escolar, mediante um roteiro prévio e um questionário desenvolvido com a representante de ensino de Garanhuns/PE. As entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, decorreram nos municípios de Garanhuns/PE e Saloá/PE, em 2018. Observamos diversas dificuldades relacionadas ao acesso da criança circense à escola, que vem da efetivação da matrícula às práticas efetivas pedagógicas. Os resultados indicam falta de cumprimento das políticas públicas específicas, bem como falta de cumprimento das leis existentes para garantir o direito a uma educação de qualidade.

 

Biografia do Autor

Lidiane Evangelista Lira, Universidade de Pernambuco

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Maceió. Realizou estágio de doutoramento na Université de Cergy Pontoise, França de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Mestre em Educação, com pesquisas em Aquisição da Linguagem, com título obtido na mesma instituição. Graduada em Pedagogia (Licenciatura, séries iniciais) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde de 2006. Integrante do grupo Laboratório do manuscrito escolar (L' ÂME), coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Calil, e atua nos seguintes temas: práticas de ensino, produção de texto e interpretação, processo de escritura e gêneros textuais. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Pernambuco e a Coordenadora da Brinquedoteca da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Silva Neves, C. D., & Lira, L. E. (2021). A CORTINA SE ABRE: OS OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS DADO ÀS CRIANÇAS CIRCENSES SOB A ÓTICA DAS FAMÍLIAS. Revista Debates Insubmissos, 4(12), 167–194. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p167-194

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, Sexualidade, Infância e Educação

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