QUESTIONAR SABERES: O LUGAR DO “NÃO-LUGAR ” DOS DISCURSOS PERIFÉRICOS

Auteurs

  • Silvia Adélia Henrique Guimarães UERJ

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p44-67

Mots-clés :

Decolonialização, Sujeitos periféricos, Texto e contexto.

Résumé

No artigo, empreendo como objetivo central questionar alguns saberes a partir de minha própria vivência como professora-pesquisadora-periférica que circula em um lugar que garante status social, cuja presença é socialmente justificada pelo equivocado discurso meritocrático. Questiono saberes, também, a partir de minha própria vivência como mulher não-preta, não-subempregada, não-favelada, não-informalizada, não-artista, que não tem um lugar marcado nas cadeiras dos engajamentos com terrenos mais delimitados. Questiono saberes a partir de minha própria vivência como quem não é mais considerada plenamente uma dos seus, tampouco passou ou passará a ser considerada uma dos deles – sujeito considerado fincado em um não-lugar nos discursos de pertencimentos. É, pois, a partir desse lugar discursivo, o não-lugar, que revisito minha pesquisa de doutoramento, ressignifico algumas reflexões, amplio alguns debates e inscrevo meu terreno no endereço das nuanças como também-lugar, e legítimo, no contexto em que se luta, sobrevive, resiste e em que se tenta uma reexistência por meio da perspectiva da decolonização – do poder, do saber, do ser.

Biographie de l'auteur

Silvia Adélia Henrique Guimarães, UERJ

Pertence ao quadro de servidores da UERJ, atuando no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), na educação básica e na graduação Doutora em Língua Portuguesa (UERJ, 2018) e Mestre em Linguística (UERJ, 2011). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIGRANRIO, 2005) e em Elaboração Curricular e Prática Docente na Educação Básica (FEBF/UERJ, 2009). Graduou-se em Letras pela Universidade do Grande Rio (2003). Graduou-se em Letras pela Universidade do Grande Rio (2003). Atualmente, pertence ao quadro de servidores da UERJ, atuando no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), na educação básica e na graduação. Vem materializando seu interesse pelas vivências sociais periféricas por meio: a) da investigação de textos de estudantes moradores de diferentes tipos de periferias; b) da relação entre os discursos destes atores sociais e os respectivos contextos de produção; e c) da investigação das representações ideológicas dos grupos participantes. Vem debruçando-se sobre as atualizações teóricas da Referenciação, aportada na Linguística Textual. Dialoga, também, com a Análise Crítica do Discurso, pelo teor interdisciplinar e sociológico do campo. A pesquisadora enseja diálogo inter/multidisciplinar com o campo da Geografia, História e Ciências Sociais que impliquem, também, a educação linguística para o antirracismo. Seu envolvimento com a educação básica, desde 2007 - e nas Redes Municipais do Rio de Janeiro (2009-2022) e de Nova Iguaçu (2016-2022) - desaguou no consequente interesse pela preparação de novos profissionais que pensem e atuem sobre, pelas e nas práticas linguageiras, de modo que possam relacionar, em suas futuras ações pedagógicas, teoria linguística e contexto de vivência do sujeito integral que receberão em suas salas de aula. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa INTEGRA (Interação, Texto e Gramática), que reúne pesquisadores da UFF e da UERJ.

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AUTORA XXX

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Publiée

2023-11-07

Comment citer

Guimarães, S. A. H. (2023). QUESTIONAR SABERES: O LUGAR DO “NÃO-LUGAR ” DOS DISCURSOS PERIFÉRICOS. Revista Debates Insubmissos, 6(21), 44–67. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p44-67

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