PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n10.p93-109Keywords:
Relações Étnico- Raciais, Educação de Jovens e Adultos, Lei Nº10.639/2003, Livro Didático.Abstract
A pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “As Relações Étnico-Raciais no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos: Implicações Curriculares para uma Sociedade Multicultural” (2011), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Neste trabalho, partimos da problemática de compreender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possuidora de um caráter inter/multicultural, com seus sujeitos marcados por uma diversificada configuração identitária, a partir da análise de conteúdo do Livro Didático adotado no 2º segmento da EJA no município de São Miguel dos Campos - Alagoas. Ao realizar a análise da legislação educacional, percebemos avanços e recuos no tratamento dado às relações étnico-raciais, e que a Lei nº 10.639/2003 é sem dúvida um importante elemento para o debate educacional, por proporcionar condições de incorporação da questão racial de forma explícita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).
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