REFLEXÕES SOBRE AS VIOLÊNCIAS E AS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR UTILIZANDO ANIMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p196-212

Palavras-chave:

psicologia escolar, VIOLÊNCIA, animes

Resumo

Esse artigo relata intervenções no contexto escolar que objetivaram reflexões com estudantes, de forma coletiva e colaborativa, sobre temáticas emergentes da vivência da Covid-19 em especial as violências e as diferenças. Foram utilizadas como materialidades mediadoras no trabalho do psicólogo escolar os animes, animações japonesas, com estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no interior de São Paulo. Como resultados, pudemos observamos que o trabalho com essas materialidades, concomitante com atuação da psicologia escolar, conseguiu ajudar os adolescentes a pensar novas formas de entender e elaborar os conceitos e vivencias sobre a violência e seus desdobramentos. O trabalho também corroborou a importância da atuação integrada no contexto escolar, acreditando que o conhecimento, através de um trabalho integrado e multidisciplinar, possibilita, ressignificação e mudança, buscando a construção do pensamento crítico e da desnaturalização das desigualdades, violências e injustiças sociais favorecendo assim o desenvolvimento.

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

de Souza, V., & Carvalho, R. (2024). REFLEXÕES SOBRE AS VIOLÊNCIAS E AS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR UTILIZANDO ANIMES. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 196–212. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p196-212

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação cidadã para uma promoção da saúde emancipatória.

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