DESCOMPASSO NAS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p32-52

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Estudos de Gênero, Formação Humana.

Resumo

Discutir sobre Direitos Humanos e Gênero e/ou sua ausência na formação inicial e continuada de docentes tem se mostrado um desafio no avanço da educação e seu papel na formação humana. Diante desse cenário, foi realizada a revisão sistemática de literatura sobre a temática, considerando a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, em artigos publicados nos últimos cinco anos (2015-2020). Foram selecionados vinte artigos e organizados em grupos temáticos. Nesse viés, o estudo, pautado nos estudos das áreas da Educação, Direitos Humanos e dos Estudos de Gênero, possui caráter quanti-qualitativo e bibliográfico. Foi possível constatar situações como: a) exclusão dos temas dos currículos, b) políticas mobilizadas por determinados grupos religiosos, c) lacunas e ocultamento das temáticas na formação inicial e continuada, d) resistência e visões hegemônicas binárias e sexistas por parte das/os profissionais, e) relações de poder que reforçam a (re)produção de estereótipos, entre outros.

Biografia do Autor

Andrea Geraldi Sasso, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus Campo Mourão

Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), bolsista CAPES, graduação em Pedagogia (UNESPAR, 2013) e graduanda em Psicologia pela Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo), Campo Mourão - Brasil.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus Campo Mourão

Doutora em Educação, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), Maringá – Brasil, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). 

Ana Paula Colavite, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus Campo Mourão

Doutora em Geografia, Professora adjunta do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR), Campo Mourão – Brasil, membro do Grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM – GEURF. 

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Publicado

2022-09-11

Como Citar

Sasso, A. G., França, F. F., & Colavite, A. P. (2022). DESCOMPASSO NAS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 32–52. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p32-52

Edição

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