DESCOMPASSO NAS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p32-52Palavras-chave:
Direitos Humanos, Estudos de Gênero, Formação Humana.Resumo
Discutir sobre Direitos Humanos e Gênero e/ou sua ausência na formação inicial e continuada de docentes tem se mostrado um desafio no avanço da educação e seu papel na formação humana. Diante desse cenário, foi realizada a revisão sistemática de literatura sobre a temática, considerando a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, em artigos publicados nos últimos cinco anos (2015-2020). Foram selecionados vinte artigos e organizados em grupos temáticos. Nesse viés, o estudo, pautado nos estudos das áreas da Educação, Direitos Humanos e dos Estudos de Gênero, possui caráter quanti-qualitativo e bibliográfico. Foi possível constatar situações como: a) exclusão dos temas dos currículos, b) políticas mobilizadas por determinados grupos religiosos, c) lacunas e ocultamento das temáticas na formação inicial e continuada, d) resistência e visões hegemônicas binárias e sexistas por parte das/os profissionais, e) relações de poder que reforçam a (re)produção de estereótipos, entre outros.
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