A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONTRAMÃO DAS “CRUZADAS ANTIGÊNERO”: EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE RESISTÊNCIA NO TOCANTINS

Autores

  • Cristina Vianna Moreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna Andrade Irineu Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p109-125

Palavras-chave:

Extensão, Gênero, Educação.

Resumo

O presente trabalho refere-se à experiência do curso de extensão “Direitos Sexuais e Reprodutivos: educando para as diferenças” desenvolvido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins no Câmpus de Miracema. O objetivo do curso foi proporcionar um espaço de debate plural sobre diversidade sexual e de gênero no ambiente acadêmico, instrumentalizando as/os participantes para o enfrentamento do sexismo, racismo, homofobia e outros tipos de violência, com enfoque na conversação sobre direitos sexuais e reprodutivos. O curso de extensão foi realizado durante os meses de maio e junho de 2018, perfazendo um total de 30 horas distribuídas em 10 encontros e teve a participação de 40 cursistas. A metodologia feminista e interseccional do presente projeto fomentou a produção de um debate crítico e reflexivo, por meio de estratégias diversificadas de formação em gênero e sexualidade na universidade, potencializada pela interdisciplinaridade valorizando vozes plurais.

Biografia do Autor

Cristina Vianna Moreira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunto do Curso de Psicologia (UFT)

Coordenadora do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPSI/UFT)

Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT)

Bruna Andrade Irineu, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto do Departamento de Serviço Social (UFMT)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (UFMT)

Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT)

 

Referências

BUTLER, Judith. Alianças e políticas anti-guerra. Bagoas, n.16, p.29-49, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/12530/8652. Acesso em 06/04/2019.

CORREA, Sonia; ÁVILA, M. B. Direitos sexuais e reprodutivos – Pauta global e percursos brasileiros. In: BERQUÓ, E. (Org). Sexo & Vida: panorama da saúde reprodutiva no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 17-78.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Rev. Estud. Fem, vol.10, n.1, p.171-188, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011. Acesso em 06/04/2019.

DINIZ, Débora, MEDEIROS, Marcelo, MADEIRO, Alberto. Pesquisa Nacional de Aborto 2016. Ciência & Saúde Coletiva, 22(2), p. 653-660, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n2/1413-8123-csc-22-02-0653.pdf. Acesso em 17/05/2019.

DINIZ, Débora. Psicologia, laicidade e diversidade sexual. In: Conselho Federal de Psicologia – CFP. Psicologia e Diversidade Sexual: Desafios para uma sociedade de direitos. Brasília: CFP, p. 133-137, 2011 Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2011/05/Diversidade_Sexual_-_Final.pdf. Acesso: 08/07/2018.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo. Políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

HOOKS, bell. Mulheres negras: Moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, 16, p. 193-210, jan-abril/2015. Disponível em: https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/mulheres-negras-moldando-a-teoriafeminista-bell-hooks1.pdf. Acesso em 08/07/2018.

MAIA, Marcos; ROCHA, Damião. Ideologia de gênero na educação: a desqualificação de saberes sujeitados. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 25, set/dez de 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3690. Acesso em 15/08/2018.

MATTAR, Laura Davis; DINIZ, Carmen Simone Grilo. Hierarquias reprodutivas: maternidade e desigualdades no exercício de direitos humanos pelas mulheres. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, v. 16, n. 40, p. 107-119, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n40/aop0212.pdf. Acesso em 15/07/2018.

PRADO, Marco Aurélio Máximo; CORREA, Sônia. Retratos transnacionais e nacionais das cruzadas antigênero. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 444-448, dez. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11/06/2019.

PROMUNDO. Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Rio de janeiro: Promundo, 2008, 146p.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.35-84. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1230/Guacira-Lopes-Louro-O-Corpo-Educado-pdf-rev.pdf?sequence=1. Acesso em: 08/07/2018.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Vianna Moreira dos Santos, C., & Andrade Irineu, B. (2020). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONTRAMÃO DAS “CRUZADAS ANTIGÊNERO”: EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE RESISTÊNCIA NO TOCANTINS. Revista Debates Insubmissos, 2(7), 109–125. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p109-125

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.