NOTAS DE PROTESTO, PERSPECTIVAS E SIGNIFICÂNCIA: AS CANÇÕES BRASILEIRAS DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR

BRAZILIAN SONGS DURING THE MILITARY DICTATORSHIP ERA

Autores

  • Francisco de Assis Cavalcante Oliveira Júnior
  • Pollyana Mirtis Alves de Oliveira
  • Ozaias Ufersa

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p104-124

Palavras-chave:

Ditadura Militar. Expressão Artística. Movimentos Culturais. Cultura Brasileira. Músicas.

Resumo

Este artigo investiga as dinâmicas associadas à formação de uma resistência e identidade cultural durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Antes desse contexto, a identidade nacional estava intimamente ligada à resistência contra influências coloniais, caracterizada pela rejeição de elementos estrangeiros. Com a instauração da Ditadura Militar na década de 1960 e a disseminação crescente da televisão, as telenovelas e a música emergiram como expressões culturais predominantes, exercendo influência na percepção coletiva da brasilidade. As manifestações artísticas, como música, cinema e literatura, assumiram papéis significativos como espaços de resistência, com artistas notáveis como Geraldo Vandré, Raul Seixas e Chico Buarque desafiando as imposições culturais da época. A análise de três músicas emblemáticas - "Cálice" (Chico Buarque e Gilberto Gil), "Mosca na Sopa" (Raul Seixas) e "Pra não dizer que não falei das flores" (Geraldo Vandré) - destaca a expressão artística como uma forma de denúncia e resistência ao autoritarismo, utilizando metáforas e simbolismos para transmitir mensagens críticas.

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

Oliveira Júnior, F. de A. C., Oliveira, P. M. A. de, & Batista, O. A. (2025). NOTAS DE PROTESTO, PERSPECTIVAS E SIGNIFICÂNCIA: AS CANÇÕES BRASILEIRAS DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR: BRAZILIAN SONGS DURING THE MILITARY DICTATORSHIP ERA. Revista Debates Insubmissos, 8(28), 104–124. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p104-124

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