“MUNDOS DO TRABALHO”, EDUCAÇÃO E GÊNERO: I CONGRESSO OPERÁRIO MINEIRO E UMA ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NO JORNAL O CONFEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p75-94

Palavras-chave:

educação, gênero, trabalho

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as relações construídas entre o trabalho feminino e a educação, em Belo Horizonte, no início do século XX, no âmbito do processo de formação do mercado de trabalho livre no Brasil, a partir da análise do I Congresso Operário Mineiro, que criou o Centro Confederativo Mineiro e o seu porta voz, o jornal O Confederal. Igualmente, busca-se verificar as diferentes formas de representação das mulheres na imprensa operária, se como operárias, se a partir de um viés que as atrelava às tarefas domésticas, ou de outras formas. No que se refere à metodologia, essa se desdobra em duas etapas. A primeira, de caráter empírico, consiste na consulta, coleta e transcrição das fontes documentais, sobretudo o jornal O Confederal. A segunda etapa, analítica, baseia-se na sistematização e análise dos dados elencados.

Biografia do Autor

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/UEMG

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - PPGE/FaE-UEMG. Pesquisadora do Núcleo Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação. Além de integrar os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e História da Educação (NEPHE). Membro do corpo editorial da Revista Educação em Foco (PPGE / FaE / UEMG). Pós-Doutoranda em Educação pela FaE/UFMG. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História - Mundos do trabalho e História das Mulheres - Teoria Sociológica, Educação e Gênero.

Renata Garcia Campos Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação, linha de pesquisa História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em História Social, linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Foi bolsista de iniciação científica nos projetos Memória da Administração do Estado de Minas Gerais e Acesso ao Acervo do DOPS/MG, ambos desenvolvidos no Arquivo Público Mineiro (2006-2008). Foi professora de História da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), onde também atuou como coordenadora pedagógica. Foi professora do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, nos seguintes cursos de graduação: História, Pedagogia e Serviço Social; e coordenadora dos cursos de História e Pedagogia na mesma instituição. É professora do Departamento de Ciências Humanas e Fundamentos da Educação (DCHFE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Ibirité) nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História, Letras, Matemática e Pedagogia; e professora coordenadora do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e do Grupo de Pesquisa História dos Processos Educadores, ambos vinculados a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do Núcleo de Pesquisa Tessituras de Nós: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência nas áreas de Educação, História, História da Educação e História das Mulheres, investigando principalmente os seguintes temas: Primeira República, Belo Horizonte, movimento operário, imprensa operária, associações operárias e educação de trabalhadores/as. 

Isabelle Guedes Patrocínio

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Bolsista do projeto de extensão As séries (de TV e de Streaming): Diálogos com Literatura, Filosofia e Educação coordenado pelos(as) professores(as) Dra. Daniela Passos; Dr. Paulo Caetano e Ms. Daniel Chacon. Foi bolsista do projeto de extensão Educação Patrimonial: Criação de Memorial da Educação na Faculdade de Educação-FaE coordenado pelo Prof Mestre Mario Ferreira Gomes. Foi Estagiária de Pedagogia no Laboratório da Pós graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

Referências

BATALHA, C. H. M. (1990) .Uma outra consciência de classe? O sindicalismo reformista na primeira república. Ciências sociais hoje, São Paulo, p. 117-127,

BUITONI, D. S. (2009). Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summu.

CASTRO, A. M. & MACHADO, R. de C. F. (2016). Movimento Feminista no Brasil e América Latina: Reflexões Sobre Educação e Mulheres. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 22-39, jan./abr. 2016.

CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 02 de maio de 1907.

CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal , Belo Horizonte, 01 de julho de 1907.

CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 15 de julho de 1907.

CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 07 de agosto de 1907.

DAVIS, A. (2016) Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo.

XXXXXXX, XXXXXXXX & XXXXXXXXXXX. (2022). Mulheres, história do trabalho e educação: a representação feminina através do jornal “O Labor” (1905). In: XXXXXXXX; ANDRADE, A. P.; GUEDES, R. S. Ser mulher no século XXI: desafios, direitos, conquistas e vivências. Belo Horizonte, No prelo.

FANGUEIRO, M. S. Carmem Dolores. In: Biblioteca Nacional Digital. http://bndigital.bn.gov.br/dossies/periodicos-literatura/personagens-periodicos-literatura/carmem-dolores/. Acesso: 21 fev. 2022.

FLORESTA, N. (2010). Direitos das mulheres e injustiças dos homens. In: Duarte, C. L. Nísia Floresta. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,

FONSECA, C. Ser mulher, mãe e pobre. (2017). In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 510-553). 10 ed. São Paulo: Contexto.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. (2017). In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 443-481). 10 ed. São Paulo: Contexto.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. (p.111-154) 3ªed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

XXXXXXXXXXXXXX. A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930). Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 15, n. 40, p. 104-120, 2020. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2195. Acesso em: 15 out. 2021.

MANCILHA, V. M. N. (2012). Vozes Femininas: um estudo sobre a Revista Feminina e a luta pelo direito ao voto, ao trabalho e à instrução. Dissertação de mestrado em História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

PERROT, M. (2005). As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc,

PERROT, M. (2017). Minha História das Mulheres. 2 ed. São Paulo: Contexto.

PERROT, M. (2017). Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiro. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

RAGO, M. (2017). Trabalho feminino e sexualidade. In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 578-606). 10 ed. São Paulo: Contexto..

TILLY, L. A. (1994). Gênero, história das mulheres e história social. In: Cadernos Pagu (3), p. 29-62.

VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

WOOLF, V. Três Guinéus. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Passos, D. O. R. dos, Duarte, R. G. C., & Patrocínio, I. G. (2024). “MUNDOS DO TRABALHO”, EDUCAÇÃO E GÊNERO: I CONGRESSO OPERÁRIO MINEIRO E UMA ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NO JORNAL O CONFEDERAL. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 75–94. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p75-94

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.