“MUNDOS DO TRABALHO”, EDUCAÇÃO E GÊNERO: I CONGRESSO OPERÁRIO MINEIRO E UMA ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NO JORNAL O CONFEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p75-94Palavras-chave:
educação, gênero, trabalhoResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as relações construídas entre o trabalho feminino e a educação, em Belo Horizonte, no início do século XX, no âmbito do processo de formação do mercado de trabalho livre no Brasil, a partir da análise do I Congresso Operário Mineiro, que criou o Centro Confederativo Mineiro e o seu porta voz, o jornal O Confederal. Igualmente, busca-se verificar as diferentes formas de representação das mulheres na imprensa operária, se como operárias, se a partir de um viés que as atrelava às tarefas domésticas, ou de outras formas. No que se refere à metodologia, essa se desdobra em duas etapas. A primeira, de caráter empírico, consiste na consulta, coleta e transcrição das fontes documentais, sobretudo o jornal O Confederal. A segunda etapa, analítica, baseia-se na sistematização e análise dos dados elencados.
Referências
BATALHA, C. H. M. (1990) .Uma outra consciência de classe? O sindicalismo reformista na primeira república. Ciências sociais hoje, São Paulo, p. 117-127,
BUITONI, D. S. (2009). Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summu.
CASTRO, A. M. & MACHADO, R. de C. F. (2016). Movimento Feminista no Brasil e América Latina: Reflexões Sobre Educação e Mulheres. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 22-39, jan./abr. 2016.
CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 02 de maio de 1907.
CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal , Belo Horizonte, 01 de julho de 1907.
CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 15 de julho de 1907.
CENTRO CONFEDERATIVO DOS OPERÁRIOS DO ESTADO DE MINAS. O Confederal, Belo Horizonte, 07 de agosto de 1907.
DAVIS, A. (2016) Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo.
XXXXXXX, XXXXXXXX & XXXXXXXXXXX. (2022). Mulheres, história do trabalho e educação: a representação feminina através do jornal “O Labor” (1905). In: XXXXXXXX; ANDRADE, A. P.; GUEDES, R. S. Ser mulher no século XXI: desafios, direitos, conquistas e vivências. Belo Horizonte, No prelo.
FANGUEIRO, M. S. Carmem Dolores. In: Biblioteca Nacional Digital. http://bndigital.bn.gov.br/dossies/periodicos-literatura/personagens-periodicos-literatura/carmem-dolores/. Acesso: 21 fev. 2022.
FLORESTA, N. (2010). Direitos das mulheres e injustiças dos homens. In: Duarte, C. L. Nísia Floresta. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,
FONSECA, C. Ser mulher, mãe e pobre. (2017). In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 510-553). 10 ed. São Paulo: Contexto.
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. (2017). In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 443-481). 10 ed. São Paulo: Contexto.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. (p.111-154) 3ªed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
XXXXXXXXXXXXXX. A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930). Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 15, n. 40, p. 104-120, 2020. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2195. Acesso em: 15 out. 2021.
MANCILHA, V. M. N. (2012). Vozes Femininas: um estudo sobre a Revista Feminina e a luta pelo direito ao voto, ao trabalho e à instrução. Dissertação de mestrado em História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
PERROT, M. (2005). As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc,
PERROT, M. (2017). Minha História das Mulheres. 2 ed. São Paulo: Contexto.
PERROT, M. (2017). Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiro. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
RAGO, M. (2017). Trabalho feminino e sexualidade. In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. (p. 578-606). 10 ed. São Paulo: Contexto..
TILLY, L. A. (1994). Gênero, história das mulheres e história social. In: Cadernos Pagu (3), p. 29-62.
VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2006.
WOOLF, V. Três Guinéus. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Debates Insubmissos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
