OLHAR PARA A ANCESTRALIDADE BUSCANDO A INTEGRALIDADE: A PEDAGOGIA SISTÊMICA COMO PROPOSTA PARA OUTRAS EDUCAÇÕES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p154-171

Keywords:

Aprendizagem., Educação; Ancestralidade; Pedagogia Ancestral., Pedagogia sistêmica, Educação

Abstract

This article deals with ways of understanding education as an integral and integrative process of the human being, beyond the traditional models already known and widely worked on in the school context. Systemic Pedagogy, developed from studies on Family Systemic Constellation proposed by Bert Hellinger, looks at a more in-depth understanding of the subjects' cognitive aspects of learning, which may suffer interference due to the relationship they have with their ancestry. To this end, we propose here an overview of the work of Marianne Frank-Gricksch, entitled “You are one of Us”, considered the first publication on the subject. It is understood that there is still a powerful egregore in relation to educational methods that inhibits initiatives for an understanding and integrative development of the being, which can reduce advances in this area. Clarifying and putting into practice different perspectives in education can be a watershed for the improvement of societies.

Author Biography

Patrícia, Unilasalle/RS

Doutora em Educação pela Unilasalle/RS- Brasil, Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com especialização em Terapia de Constelação Sistêmica Familiar pela FAMART, Arteterapia pela FAMAQUI (em andamento), Língua, Literatura e Ensino pela FURG, Psicopedagogia pela UNIASSELVI/RS e Gestão Cultural pelo SENAC/RS. Graduada em Teatro-Licenciatura pela UFRGS. Professora
de Arte no município de Capão da Canoa/RS e Sapucaia do Sul/RS; Professora voluntária no curso de Pedagogia, na disciplina de Artes e Educação na UERGS polo São Francisco de Paula/RS (2022); Pesquisadora vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE e Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas, da Universidade La Salle – Canoas; conteudista e editora da área de Arte para o PNLD; escritora e membro fundadora do grupo ColetiveArts
(http://coletivearts.blogspot.com); terapeuta sistêmica. Atua na área de Educação, Artes, Psicopedagogia e Terapia Sistêmica, principalmente nos segmentos de artes, teatro, educação, escrita criativa, formação de espectadores e terapia sistêmica. Tem experiência nas áreas de educação, arte-educação, produção teatral, produção literária, elaboração e desenvolvimento de conteúdos didáticos na área de Artes, elaboração, desenvolvimento e execução de projetos culturais, ensino de teatro e formação de professores, terapia sistêmica.

References

FRANKE-GRICKSCH, Marianne. Você é um de nós: percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior, Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2005.

HELLINGER, Bert. As ordens do amor: Um Guia Para o Trabalho com Constelações Familiares. Tradução: Newton de Araújo Queiroz. Editora Cultrix: São Paulo, 2001.

HELLINGER, Bert. Constelações Familiares: O Reconhecimento das Ordens do Amor. Tradução: Eloisa Giancoli Tironi e Tsuyuko Jinno-Spelter. Editora Cultrix: São Paulo, 2006.

HELLINGER, Bert; OLVERA, Angélica. Inteligencia Transgeneracional. Sanando las heridas del pasado. Constelaciones Familiares. México: Editorial Grupo Cudec, 2010.

HELLINGER, Bert. Ordens da ajuda. Tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2005.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1976.

OLVERA, Angélica M.; HERNÁNDEZ, Fernando C. Los 10 Colores del Talento. 1a ed. , México: Centro Universitario Dr. Emilio Cárdenas, 2012.

VILAGINÉS, Mercè Traveset. La pedagogía sistémica: Fundamentos y práctica. 1ª ed., Editorial GRAÓ: Barcelona, 2007.

Published

2025-01-24

How to Cite

Patrícia. (2025). OLHAR PARA A ANCESTRALIDADE BUSCANDO A INTEGRALIDADE: A PEDAGOGIA SISTÊMICA COMO PROPOSTA PARA OUTRAS EDUCAÇÕES. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 154–171. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p154-171

Issue

Section

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

Similar Articles

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.