OLHAR PARA A ANCESTRALIDADE BUSCANDO A INTEGRALIDADE: A PEDAGOGIA SISTÊMICA COMO PROPOSTA PARA OUTRAS EDUCAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p154-171

Palavras-chave:

Aprendizagem., Educação; Ancestralidade; Pedagogia Ancestral., Pedagogia sistêmica, Educação

Resumo

Este artigo trata sobre formas de entender a educação como um processo integral e integrativo do ser humano para além dos moldes tradicionais já conhecidos e amplamente trabalhados no contexto escolar. A Pedagogia Sistêmica, desenvolvida a partir dos estudos de Constelação sistêmica familiar propostos por Bert Hellinger, lança olhares para a compreensão mais aprofundada dos aspectos cognitivos de aprendizagem dos sujeitos, que pode sofrer interferência por conta da relação que os mesmos possuem com a sua ancestralidade. Para tanto, propõem-se aqui um sobrevoo sobre a obra de Marianne Frank-Gricksch, intitulada “Você é um de Nós”, considerada a primeira publicação a respeito do tema. Entende-se que há ainda uma egrégora potente em relação aos métodos educacionais que inibe iniciativas para um entendimento e desenvolvimento integrativo do ser, o que pode reduzir os avanços nesta área. Clarear e colocar em prática perspectivas diferenciadas na educação pode ser um divisor de águas para o melhoramento das sociedades.

Biografia do Autor

Patrícia Gusmão Maciel, Unilasalle/RS

Doutora em Educação pela Unilasalle/RS- Brasil, Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com especialização em Terapia de Constelação Sistêmica Familiar pela FAMART, Arteterapia pela FAMAQUI (em andamento), Língua, Literatura e Ensino pela FURG, Psicopedagogia pela UNIASSELVI/RS e Gestão Cultural pelo SENAC/RS. Graduada em Teatro-Licenciatura pela UFRGS. Professora
de Arte no município de Capão da Canoa/RS e Sapucaia do Sul/RS; Professora voluntária no curso de Pedagogia, na disciplina de Artes e Educação na UERGS polo São Francisco de Paula/RS (2022); Pesquisadora vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE e Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas, da Universidade La Salle – Canoas; conteudista e editora da área de Arte para o PNLD; escritora e membro fundadora do grupo ColetiveArts
(http://coletivearts.blogspot.com); terapeuta sistêmica. Atua na área de Educação, Artes, Psicopedagogia e Terapia Sistêmica, principalmente nos segmentos de artes, teatro, educação, escrita criativa, formação de espectadores e terapia sistêmica. Tem experiência nas áreas de educação, arte-educação, produção teatral, produção literária, elaboração e desenvolvimento de conteúdos didáticos na área de Artes, elaboração, desenvolvimento e execução de projetos culturais, ensino de teatro e formação de professores, terapia sistêmica.

Referências

FRANKE-GRICKSCH, Marianne. Você é um de nós: percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior, Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2005.

HELLINGER, Bert. As ordens do amor: Um Guia Para o Trabalho com Constelações Familiares. Tradução: Newton de Araújo Queiroz. Editora Cultrix: São Paulo, 2001.

HELLINGER, Bert. Constelações Familiares: O Reconhecimento das Ordens do Amor. Tradução: Eloisa Giancoli Tironi e Tsuyuko Jinno-Spelter. Editora Cultrix: São Paulo, 2006.

HELLINGER, Bert; OLVERA, Angélica. Inteligencia Transgeneracional. Sanando las heridas del pasado. Constelaciones Familiares. México: Editorial Grupo Cudec, 2010.

HELLINGER, Bert. Ordens da ajuda. Tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2005.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1976.

OLVERA, Angélica M.; HERNÁNDEZ, Fernando C. Los 10 Colores del Talento. 1a ed. , México: Centro Universitario Dr. Emilio Cárdenas, 2012.

VILAGINÉS, Mercè Traveset. La pedagogía sistémica: Fundamentos y práctica. 1ª ed., Editorial GRAÓ: Barcelona, 2007.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Gusmão Maciel, P. (2025). OLHAR PARA A ANCESTRALIDADE BUSCANDO A INTEGRALIDADE: A PEDAGOGIA SISTÊMICA COMO PROPOSTA PARA OUTRAS EDUCAÇÕES. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 154–171. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p154-171

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.