PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DO CANTINHO DA CIÊNCIA À GAMIFICAÇÃO COM O GUARDIÃO DA FLORESTA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p166-186Palabras clave:
Aprendizagem ativa, Investigação científica, Alfabetização científica, Engajamento estudantilResumen
Diante dos desafios incipientes no ensino de Ciências, especialmente no que diz respeito ao engajamento dos alunos e à aplicação de metodologias inovadoras, este artigo reflete sobre a integração de espaços investigativos e recursos digitais gamificados como estratégia de inovação pedagógica. O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições do Cantinho da Ciência e do jogo digital Guardião da Floresta para promover a alfabetização científica e o aprimoramento da prática docente no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa, com apoio de dados descritivos quantitativos, por meio de entrevistas semiestruturadas, relatos, observações em sala de aula e questionários aplicados a professores. Os resultados indicam que a combinação entre investigação prática e gamificação contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades científicas, o aumento do interesse dos alunos e a ressignificação das práticas pedagógicas. Considera-se, portanto, que os produtos educacionais analisados representam alternativas viáveis e eficazes para a inovação no ensino de Ciências, alinhadas às diretrizes da BNCC e às demandas das escolas públicas.
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