Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Aktuelle Ausgabe
Edições Anteriores
Notícias
Über uns
Über die Zeitschrift
Beitragseinreichung
Redaktion
Schutz personenbezogener Daten
Kontakt
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 6 Nr. 21 (2023): Maio/Agosto
Bd. 6 Nr. 21 (2023): Maio/Agosto
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21
Veröffentlicht:
2023-11-08
Editorial
EDITORIAL
Allene Lage
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p1-12
EDITORIAL - A DIVISÃO SOCIAL DO SOFRIMENTO: E TODAS SUAS FACETAS
Boaventura de Sousa Santos
13-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p13-18
Artigos Livres
FORMAÇÃO ACADÊMICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS DA ROÇA
Pedro Paulo Souza Rios, Joseane Silva
19-43
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p19-43
QUESTIONAR SABERES: O LUGAR DO “NÃO-LUGAR ” DOS DISCURSOS PERIFÉRICOS
Silvia Adélia Henrique Guimarães
44-67
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p44-67
TRABALHO E LIBERDADE: FETICHIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS COMO EXPRESSÃO DAS TECNOLOGIAS PRODUTIVAS
Clayton Emanuel Rodrigues, Cleildes Marques de Santana
68-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p68-84
VIDA COTIDIANA: RUPTURAS E RESISTÊNCIAS
Mitsi Pinheiro de Lacerda
85-106
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p85-106
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Josenildo Campos Brussio, Ana Patrícia Sá Martins, Poliane de Lima Vaz da Costa
107-133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p107-133
Dossiê - Povos indígenas e suas epistemologias como expressão de educações nas lutas de reexistir nos processos históricos/sociais
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - POVOS INDÍGENAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS COMO EXPRESSÃO DE EDUCAÇÕES NAS LUTAS DE REEXISTIR NOS PROCESSOS HISTÓRICOS/SOCIAIS
Isabel Teresa Cristina Taukane, Leonardo Zenha, Beleni Salét Grando
134-138
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p134-138
O CONTRAESPAÇO DOS POVOS INDIGENAS DA TRANSAMAZÔNICA E XINGU
Ana Paula dos Santos Souza
139-159
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p139-159
LOGOSPIRATARIA E MINERAÇÃO NO ESTADO DE RORAIMA: EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MINÉRIOS NA REGIÃO DA TI YANOMAMI
Raimundo Pereira Pontes Filho, Laíze Aires Alencar Ferreira
160-178
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p160-178
RE(EXISTÊNCIAS) E INSURGÊNCIAS CONTRA O GENOCÍDIO E O EPISTEMICIDIO NOS PROCESSOS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA EQUATORIANA
janete schubert
179-210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p179-210
REPARAÇÃO, MEMÓRIA E VERDADE NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICA INDIGENISTA
Ana Catarina Zema, Luiz Henrique Matias da Cunha, Maíra Pankararu
211-232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p211-232
POVOS INDÍGENAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS: RESSIGNIFICAR AS CAMINHADAS E AS TRILHAS PERCORRIDAS POR DOIS GRUPOS DE PESQUISA
Rosemary Santos, Carolina Tamayo
233-251
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p233-251
“UNA GUERRA DE ACENTOS Y PALABRAS” . EL DERECHO AL IDIOMA EN LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN DE PUEBLOS INDÍGENAS
Maria Magdalena Doyle
252-270
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p252-270
Pautas Insubmissas
A ETNOMÍDIA INDÍGENA NAS ALDEIAS E NAS REDES: ENTREVISTA COM A JUVENTUDE INDÍGENA DE LUTA, OS ESPAÇOS COMUNICATIVOS E O FORTALECIMENTO ANCESTRAL E IDENTITÁRIO
Leonardo Zenha
271-279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p271-279
RETRATO DA INSUBMISSÃO FEMININA ATRAVÉS DA PERSONAGEM MADALENA NA OBRA “SÃO BERNARDO” DE GRACILIANO RAMOS
Leticia Oliveira de Souza
280-296
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p280-296
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIAL
Filipe Arnaldo Cezarinho
297-324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p297-324
DA COLONIZAÇÃO LITERÁRIA AO DESENCANTO DOS CONTOS DE FADAS: DESVELANDO OS PADRÕES DESIGUAIS ENTRE OS GÊNEROS NA LITERATURA CLÁSSICA INFANTIL DE CUNHO PATRIARCAL
Suzane Carvalho Domingos, Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva, Erika Neder dos Santos
325-346
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p325-346
CRÔNICA DE UM NOME
Fábio Rodrigo Fernandes Araújo
347-351
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p347-351
Sprache
Français (Canada)
Français (France)
Deutsch
Italiano
Português (Brasil)
Español (España)
English
Informationen
Für Leser/innen
Für Autor/innen
Für Bibliothekar/innen