FORMAÇÃO ACADÊMICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS DA ROÇA

Autores/as

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade Estadual de Feira d Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joseane Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p19-43

Palabras clave:

Trajetórias de vida, Formação acadêmica, Empoderamento.

Resumen

O presente estudo é resultado da análise de narrativas das trajetórias de vida e formação acadêmica de mulheres negras da roça que vislumbraram a educação superior como um instrumento potencializador para uma ascensão intelectual e o empoderamento. Por meio de uma abordagem qualitativa as narrativas autobiográficas enquanto instrumento de pesquisa cresceram nos últimos anos, tendo em vista a importância de falar de si, das histórias dos sujeitos enquanto elemento de formação. Para tanto foi utilizado autores que discorrem sobre o tema para dar embasamento à pesquisa: Paulo Freire (1996); Hooks (2017); Ribeiro (2019); Evaristo (2015), dentre outros autores/ as. Tendo como colaboradoras da pesquisa estudantes dos cursos de graduação do Campus VII da UNEB de Senhor do Bonfim, sendo três colaboradoras do curso de pedagogia e uma do curso de biologia. A partir desse estudo foi perceptível que a educação superior é uma importante ferramenta para que estas mulheres que já foram privadas de tantos direitos ao longo da história possam a vir buscar visibilidade e a ocupar espaços na sociedade como também a construção do empoderamento a partir do momento que adentram na universidade pública.

Biografía del autor/a

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade Estadual de Feira d Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Professor do Mestrado em educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Joseane Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciatura em Pedagogia 

Especialização em Educação Infantil

 

Lattes: 
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=52CD9364E06FB4223DD98FA97ACDE820#

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Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Rios, P. P. S., & Silva, J. (2023). FORMAÇÃO ACADÊMICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS DA ROÇA. Revista Debates Insubmissos, 6(21), 19–43. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p19-43

Número

Sección

Artigos Livres

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