FORMAÇÃO ACADÊMICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS DA ROÇA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p19-43Palabras clave:
Trajetórias de vida, Formação acadêmica, Empoderamento.Resumen
O presente estudo é resultado da análise de narrativas das trajetórias de vida e formação acadêmica de mulheres negras da roça que vislumbraram a educação superior como um instrumento potencializador para uma ascensão intelectual e o empoderamento. Por meio de uma abordagem qualitativa as narrativas autobiográficas enquanto instrumento de pesquisa cresceram nos últimos anos, tendo em vista a importância de falar de si, das histórias dos sujeitos enquanto elemento de formação. Para tanto foi utilizado autores que discorrem sobre o tema para dar embasamento à pesquisa: Paulo Freire (1996); Hooks (2017); Ribeiro (2019); Evaristo (2015), dentre outros autores/ as. Tendo como colaboradoras da pesquisa estudantes dos cursos de graduação do Campus VII da UNEB de Senhor do Bonfim, sendo três colaboradoras do curso de pedagogia e uma do curso de biologia. A partir desse estudo foi perceptível que a educação superior é uma importante ferramenta para que estas mulheres que já foram privadas de tantos direitos ao longo da história possam a vir buscar visibilidade e a ocupar espaços na sociedade como também a construção do empoderamento a partir do momento que adentram na universidade pública.
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