RETRATO DA INSUBMISSÃO FEMININA ATRAVÉS DA PERSONAGEM MADALENA NA OBRA “SÃO BERNARDO” DE GRACILIANO RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p280-296Palavras-chave:
Feminismo, ModernidadeResumo
O artigo articula-se entorno do retrato da insubmissão feminina através da personagem Madalena pormenorizada na obra S. Bernardo (1934) de Graciliano Ramos, defendo a perspectiva de que as lutas feministas, emergentes naquele contexto, tal como as inclinações políticas e ideológicas do autor, influenciaram diretamente a construção de alguns elementos da narrativa. Para tanto apropria-se do método de Crítica Interna de Imbert (1987). Concluindo que, contingentemente, Graciliano não tenha pensando em Madalena como uma figura representativa da luta por igualdade de gênero cunhada pelos movimentos feministas, todavia, a força de sua personagem quebra as barreiras do romance e chega com autonomia nos dialogismos sociais contemporâneas como a primeira performance feminista do romancista alagoano.
Referências
ARAÚJO, Jorge de Souza. Graciliano Ramos e o desgosto de ser criatura. Maceió: EDUFAL, 2008.
BRADBURY, Malcom. O mundo moderno - dez grandes escritores. São Paulo: Companhia das Letras, 1989
CAPELLARI, Marcos Alexandre. O discurso da contracultura no Brasil: o underground através de Luiz Carlos Maciel (c. 1970). USP, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. Graciliano Ramos. In: BRAYNER, Sônia. Graciliano Ramos: coletânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978
Cordeiro, M. C. C. da, & Silva, C. C. G. da. Vidas caladas: a voz feminina na obra São Bernardo de Graciliano Ramos. Diversitas Journal, 5(1), 660–679, 2020.
BARBOSA, Juliana. Graciliano Ramos e Jorge Amado: escritores comunistas. ANPUH, Natal, 2013.
IMBERT, E. A. A crítica literária: seus métodos e problemas. Coimbra: Almedina, 1987.
Moraes, Dênis de. O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
