O ensino do conteúdo de solos na educação do campo: uma análise da E.E.M. Paulo Freire em Mombaça- CE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.255639Mots-clés :
Ensino dos Solos, Educação do Campo, Agroecologia.Résumé
O solo é indispensável para a existência os seres vivos, no entanto ele nem sempre é reconhecido com tal relevância. Sendo usado de forma inadequada pode ser degradado, perder sua fertilidade natural, sofrer erosão, salinização, compactação, dentre outros. Por isso, é tarefa dos professores do ensino básico e superior, aprofundar e criar conhecimentos para cuidar e preserva-lo. O presente trabalho tem como objetivo entender como o conteúdo de solos é trabalhado na educação do campo a partir da análise do PPP da E.E.E.M. Paulo Freire em Mombaça-CE e por meio de entrevistas realizadas com os educadores e educadoras da escola, visto que, o solo é elemento de grande importância para a vida de todos os seres vivos. Assim, observa-se que o conteúdo de solos está presente a todo momento no cotidiano dos educandos e educandas das escolas do campo, estando diretamente articulado à Agroecologia, que é um dos assuntos prioritários na Educação do Campo. A partir da presente pesquisa é possível afirmar que o conteúdo de solos não está presente somente no componente curricular de Geografia, mas também nos componentes de Física, Biologia, Química de forma interdisciplinar, como é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular, estando todos eles articulados à Agroecologia.
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