O ensino do conteúdo de solos na educação do campo: uma análise da E.E.M. Paulo Freire em Mombaça- CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.255639

Palavras-chave:

Ensino dos Solos, Educação do Campo, Agroecologia.

Resumo

O solo é indispensável para a existência os seres vivos, no entanto ele nem sempre é reconhecido com tal relevância. Sendo usado de forma inadequada pode ser degradado, perder sua fertilidade natural, sofrer erosão, salinização, compactação, dentre outros. Por isso, é tarefa dos professores do ensino básico e superior, aprofundar e criar conhecimentos para cuidar e preserva-lo. O presente trabalho tem como objetivo entender como o conteúdo de solos é trabalhado na educação do campo a partir da análise do PPP da E.E.E.M. Paulo Freire em Mombaça-CE e por meio de entrevistas realizadas com os educadores e educadoras da escola, visto que, o solo é elemento de grande importância para a vida de todos os seres vivos. Assim, observa-se que o conteúdo de solos está presente a todo momento no cotidiano dos educandos e educandas das escolas do campo, estando diretamente articulado à Agroecologia, que é um dos assuntos prioritários na Educação do Campo. A partir da presente pesquisa é possível afirmar que o conteúdo de solos não está presente somente no componente curricular de Geografia, mas também nos componentes de Física, Biologia, Química de forma interdisciplinar, como é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular, estando todos eles articulados à Agroecologia.

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Biografia do Autor

Maria Alyne Alves de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestranda pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA em Sobral-CE. Especialista em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Dom Alberto de Santa Cruz do Sul-RS (2020). Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA em Crato-CE (2019).  Foi  monitora  do  Programa  de  Monitoria  Remunerada  da  Universidade  Regional  do Cariri,  na  disciplina  de  Geografia  Agrária  no  período  de  01/07/2018  a  31/12/2018  e  de 01//03/2019  a  30/06/2019,  tendo  como  professora  orientadora  Ana  Roberta  Duarte  Piancó. Tem experiência profissional na área de Geografia, como professora regente do Educandário Sorriso  de  Criança  em  Ação  nos  anos  de  2015,  2016,  2017  e  2018  localizada  na  cidade  de Juazeiro do Norte-CE.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Souza, M. A. A. de. (2023). O ensino do conteúdo de solos na educação do campo: uma análise da E.E.M. Paulo Freire em Mombaça- CE. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(3), 126–146. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.255639

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