O lugar da Agroecologia no currículo da graduação em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.252986Parole chiave:
ciência holística, ensino superior, ruptura epistêmica, virada paradigmáticaAbstract
Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa documental realizada mediante análise das matrizes curriculares de todos os cursos de Geografia ofertados nas instituições públicas de ensino superior do Brasil, aferindo acerca da presença / ausência de disciplinas de Agroecologia e afins em seus currículos. Das 101 intuições de ensino superior público que ofertam curso de graduação em Geografia em todo o Brasil, apenas nove (cerca de 9%) adotam explicitamente a Agroecologia e afins em seus PPP. Em três (cerca de 3%) das instituições não foi possível o acesso à matriz curricular e a consequente análise. A oferta de disciplinas de Agroecologia e afins estão presentes em apenas sete Estados de três Regiões (Nordeste: Bahia, Maranhão e Pernambuco; Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; e no Sul: Santa Catarina).
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