A ética e a estética na salvação em O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2018.238252Palavras-chave:
Literatura, Estética, TextoResumo
Este trabalho tem o objetivo de evidenciar a relação entre a salvação, a ética e a estética em O sol se põe em São Paulo (2007), romance de Bernardo Carvalho. Michiyo, o narrador-personagem e o pai de Setsuko buscam a salvação através de elementos estéticos. A literatura, a escrita, os ritos tradicionais japoneses, permitem-lhes uma sensibilização frente à realidade, buscando alterá-la. Conceituamos a salvação a partir de seu horizonte de significações próximas, ou seja, fuga, refugiar-se do mal, redenção, livramento, escapar. Definimos a ética a partir dos conceitos de Hermann (2005), como a preocupação com a esfera do bem-agir, dos costumes e da moral. Utilizamos o conceito de estética estabelecido por Pareyson (1997) como toda teoria preocupada com a sensibilidade em que haja uma reflexão sobre a beleza e seu estatuto. Não há julgamento moral sem valor estético. Partimos de Murcho (2015) para mostrar a relação intrínseca entre a ética e a estética, campos supostamente diferentes, que se encontram juntos ao longo da história.
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