Literatura medieval: a ética cavaleiresca em “A Demanda do Santo Graal”
Palavras-chave:
Narrativa medieval, Amor cortês, Religiosidade cristã, Ideal de cavalariaResumo
A literatura medieval assumiu um papel muito importante na construção da identidade nacional de Portugal, e as novelas de cavalaria se inserem neste contexto. “A Demanda do Santo Graal”, como uma das principais novelas de cavalaria medievais, apresenta de maneira explícita os princípios fundadores da conduta cavaleiresca, que são: o amor cortês, a religiosidade cristã e o ideal de cavalaria. Neste sentido, a partir da percepção dos recursos de linguagem e do retrato da estrutura social medieval, objetiva-se identificar os princípios básicos da ética cavaleiresca no texto, entendendo os pontos chave que guiam a ética cavaleiresca, indicando as possíveis relações dos princípios cavalheirescos com os fenômenos sociais e de linguagem na obra e exemplificando, a partir da narrativa, estes princípios ético-teológicos. Este trabalho ancora-se nos estudos de Cardini (1989), Flori (2006), Huizinga (1921), Le Goff (1994, 2006, 2014), Lins (1970) e Réginier-Bohler (2006) para fundamentar as considerações. A pesquisa em questão é de cunho qualitativo e justifica-se na contribuição aos estudos literários das novelas de cavalaria medievais com reflexões acerca de como a obra se articula frente aos três eixos da cavalaria, com base na estrutura poético-narrativa, no contexto social e nos recursos alegóricos do texto. Em linhas gerais, percebe-se a evidente presença destes princípios na obra, por meio dos recursos literários característicos da narrativa medieval.
Referências
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
CARDINI, Franco. O guerreiro e o cavaleiro. In: LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. pp. 57-78.
FLORI, Jean. Cavalaria. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (org.). Dicionário temático do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2006. pp. 185-199.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. 2ª ed. São Paulo: Ulisseia, 1921.
LE GOFF, Jacques. Além. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (org.). Dicionário temático do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2006. pp. 21-34.
_____. O imaginário medieval. 3ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
_____. O ritual simbólico da vassalagem. In: LE GOFF, Jacques. Para uma outra Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente: 18 ensaios. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014. pp. 441-525.
LINS, Ivan. A Idade Média, A Cavalaria e as Cruzadas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
MEGALE, Heitor. A Demanda do Santo Graal: manuscrito do século XIII. São Paulo: T. A. Queiroz Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
RÉGINIER-BOHLER, Danielle. Amor cortesão. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (org.). Dicionário temático do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2006. pp. 47-55.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).