Êxodo, desordem e mito: a sátira menipeia em Os Ambulantes de Deus, novela de Hermilo Borba Filho

Autores/as

Palabras clave:

Os ambulantes de Deus, Sátira Menipéia, Hermilo Borba Filho

Resumen

O objetivo deste ensaio é apresentar a natureza satírica de Os ambulantes de Deus, especificamente a natureza da sátira menipeia. Utilizo como aporte teórico os pensamentos de Jolles (1976), Eliade (2019), Bakthin (2018), Frye (2014), entre outros autores. A metodologia utilizada para a análise é uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de mito e sátira menipeia. Como resultado, explico que Os ambulantes de Deus mantém uma relação paródica com a narrativa bíblica (o livro Êxodo). O humor, a ironia e os outros elementos particulares da sátira menipeia respaldam esse movimento de rebaixamento do sagrado.

Biografía del autor/a

Raphael Victor Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Letras Bacharelado com ênfase em estudos literários da Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.

BORBA FILHO, Hermilo. Os Ambulantes de Deus. 2. ed. Recife: Cepe, 2017.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hipano-americano. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 2019.

ELIOT, Thomas Stearns. Ulysses, order, and myth. The Dial, Chicago, v. 75, n. 5, p. 480-483, nov. 1923. Disponível em: http://www.ricorso.net/rx/library/criticism/major/Joyce_JA/pdfs/TS_Eliot_Dial.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

FARIAS, Luiz Roberto Leite. O Grotesco e as imagens do corpo no romance Agá de Hermilo Borba Filho. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

FRYE, Northrop. A anatomia da crítica: quatro ensaios. Tradução Marcus de Martini. São Paulo: Realizações, 2014.

FRYE, Northrop. O grande código: a bíblia e a literatura. Tradução Marcio Stockler. Campinas: Editora Sétimo Selo, 2021.

HOUAISS, Antônio. Grande Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

JOLLES, André. Formas simples: Legenda, Saga, Mito, Advinha, Ditado, Caso, Memorável, Conto, Chiste. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.

JOYCE, James. Ulysses. Tradução Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

MORAES LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo: ou a polêmica em torno da ilusão. 4 ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1989.

MORETTI, Franco. Signos e estilos da modernidade: ensaios sobre a sociologia das formas literárias. Tradução Maria Beatriz de Medina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MUECKE, Douglas Colin. Irony and the ironic. 2 ed. New York: Methuen & Co, 1982.

OLIVER, Élide Valarini. Rabelais e Joyce: três leituras Menipéias. São Paulo, Ateliê Editorial, 2008.

OLIVO, Débora da Silva. A literatura e a bíblia: relações paratextuais em Os ambulantes de Deus. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

REIS, Luís Augusto da Veiga Pessoa. Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

SÁ REGO, Enylton de Sá. O Calundu e a panacéia: Machado de Assis, a sátira menipéia e a tradição luciânica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

Publicado

2022-07-06

Número

Sección

Ensaios

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.