Análise sobre a concordância de gênero marcada nos discursos dos integrantes da comunidade LGBTQI+: a produtividade dos aspectos morfológicos de natureza feminina
Keywords:
Sociolinguística, comunidade LGBTQI , concordância de gênero, variação.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a estrutura linguística dos discursos da comunidade LGBTQI+, com a suposição de que há ocorrências de desinências e determinantes femininos para referenciar membros do gênero masculino dessa comunidade. Ademais, debruça-se sobre questões da variação linguística e as abordagens desse assunto em sala de aula. A análise aqui realizada parte de um corpus coletado em uma conversa entre alguns integrantes da comunidade LGBTQI+ com as autoras da pesquisa, e busca evidenciar a flexibilidade da concordância de gênero presente nesses discursos. O embasamento deste trabalho reflete-se na teoria Sociolinguística e fundamenta-se nos estudos de Perini (1995), Marcuschi (2008), Fiorin (2002); bem como Sapir (1921), Chomsky (1995), Carvalho (2008) e outros. Os resultados alcançados confirmam a hipótese de que há incidências de desinências e determinantes de natureza feminina na concordância entre os elementos das estruturas linguísticas dos discursos de tal comunidade.References
CARVALHO, D. S. A estrutura interna dos pronomes pessoais em português brasileiro. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. Disponível em <http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/528/1/Dissertacao_DannieldaSilvaCarvalho_completa.pdf>
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Conecte: gramática reflexiva. São Paulo: Saraiva, 2013.
CHOMSKY, N. O Programa minimalista. Tradução de Eduardo Paiva Raposo. Lisboa: Caminho, 1999.
FIORIN, J. L. Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. ed. 6, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
LUCCHESI, D. A concordância de gênero. In: LUCCHESI, D., BAXTER, A., and RIBEIRO, I. et al, orgs. O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MIOTO, C.; SILVA, M. C. F.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. ed. 1, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs). Introdução à Sociolinguística: O tratamento da Variação. São Paulo: Contexto, 2003.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. ed. 4, 8ª reimpressão. São Paulo: Ática, 1996.
SAPIR, E. A linguagem: Introdução ao estudo da fala. Tradução de Joaquim Mattoso Camara Jr. ed. 2. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 2013.
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).