Diálogos entre a BNCC e o ENEM: impactos do novo documento curricular na prova de Literatura

Autores

  • Davi Leonardo Barbosa e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Exame Nacional do Ensino Médio, Língua Portuguesa.

Resumo

Resumo: O artigo toma como peças centrais dois itens que estão presentes no dia a dia das escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares. São eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os principais objetivos dessa pesquisa são elucidar a relação entre os dois documentos e seus possíveis impactos na educação literária (com foco no Ensino Médio). Para tal, utilizamos os estudos de Luft e Fischer (2017), Fontes (2018) e Ipiranga (2019) como base teórica. O artigo é de natureza documental e faz análise quantitativo-qualitativa das edições realizadas pelo Enem após a publicação da Base, para fins comparativos. Os critérios utilizados foram os tipos de questões acerca da literatura (literatura propriamente dita ou literatura tomada como pretexto para outros fins), os objetos do conhecimento, os gêneros e os suportes dos textos, os movimentos artístico-literários e os autores. Nessas análises, foi possível identificar que o ENEM apresenta pouca variação nas questões que envolvem movimentos artístico-literários e que, mesmo quando as questões consideram o caráter literário dos textos, eles não são reproduzidos de forma integral. Desse modo, vai de encontro ao que preconiza a BNCC quanto à importância da leitura e fruição literária.

Biografia do Autor

Davi Leonardo Barbosa e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento do Curso de Letras

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão revista. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 9 nov. 2020.

______. Novo Enem. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?id=13318&option=com_content&view=article> Acesso em: 01 fev. 2021.

______. Orientações Curriculares para Ensino Médio. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf> Acesso em: 03 de ago. 2023.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em: 03 ago. 2023.

Compilado por Alfredo Scottini. Dicionário escolar da língua portuguesa. Blumenau, SC. Todolivro editora, 2009. p. 177.

FONTES, Nathalia. A literatura na Base Nacional Comum Curricular: o ensino literário e a humanização do indivíduo. 2018, Corumbá-MS. 60 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.

GERALDI, J. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola. Brasília, v.9, n.17, p.381-396, jul./dez. 2015.

GUEDES, I. C. O; BRESSANIN, J. A; SOARES, N. de P. Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio. Traços de linguagem, v.3, n.1, p. 35-46, 2019.

IPIRANGA, S. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. Rev. de Letras, v.1, n.38, p.106-114, jan./jun.2019.

LUFT, Gabriela; FISCHER, Luís. Avaliação de Língua Portuguesa no novo ENEM. In: LUNA, T.S. A abordagem da literatura no Exame Nacional do Ensino Médio. 1° ed. Jundiaí – SP: UNIANCHIETA, 2017. p. 62-85.

MEC; INEP. ENEM 2018. Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_01_AZUL_BAIXA.pdff>. Acesso em: 9 nov. 2020.

______. ENEM 2019. Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2019/caderno_de_questoes_1_dia_caderno_1_azul_aplicacao_regular.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2020.

______. ENEM 2020. Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_impresso_D1_CD1.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2020.

______. Matriz de Referência Enem. 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

PINHEIRO, Hélder. 2022. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: Bunzen, C.; Mendonça, M. (Org.). 2 ed. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola. p.117-132.

ROJO, R. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SAVIANI, D. Educação escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação. Rio de Janeiro, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016.

Downloads

Publicado

10-05-2024 — Atualizado em 11-05-2024

Versões

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.