A Masculinidade Hierárquica e a Homoafetividade em O Ateneu

Auteurs

  • Samuel Sales Leite Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mots-clés :

Literatura, Análise

Résumé

O presente trabalho apresenta uma análise de O Ateneu (1888), obra de Raul Pompeia, cujas características memorialistas e de formação estão bem estabelecidas no romance, assim como uma possível catarse do próprio autor (ANDRADE, 1972). Aqui a análise foi feita por meio de uma leitura crítica com o intuito de avaliar e investigar, nas interações afetivas de Sérgio, o narrador-protagonista, sinais que possam indicar impulsos homoafetivos dele e dos personagens com quem se envolve, e como essas interações foram representadas na narrativa, respeitando as limitações da época, mas pondo o assunto em moldes atuais. Ressaltamos que, em momento algum, há uma confirmação explícita de que o protagonista, um garoto em processo de formação sexual e moral, é ou não homossexual. Então a análise parte dos discursos que podem ser vinculados à homossexualidade. O internato, sendo um espaço opressor, também será relevante aqui, atuando como um sistema podador na personalidade emocional dos personagens infantis. Para a abordagem do artigo, temos como pressupostos as teorias de Foucault (1984, 1985, 1988) sobre os mecanismos de poder, a abordagem psicanalítica freudiana (FREUD, 1972), o ensaio de Mário de Andrade (1972) sobre O Ateneu e a pesquisa sobre infância e sexualidade de Benedito Teixeira de Sousa (2016, 2017).

Biographie de l'auteur

Samuel Sales Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Références

ANDRADE, Mario de. O Ateneu. In: ANDRADE, Mario de. Aspectos da literatura brasileira. 4. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 52. ed. São Paulo: Cultrix, 2017.

BROWN, Penélope; LEVINSON, Stephen C. Politeness some universals in language usage. Londres: Cambridge, 1987.

CHOMBART DE LAUWE, Marie-José. Um outro mundo: a infância. Tradução de Noemi Kon. São Paulo: Perspectiva; EDUSP, 1991.

ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

FERNANDES, Ronaldo Costa. A ideologia do personagem brasileiro. Brasília: Editora UnB, 2007.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon de Albuquerque. 13. ed. São Paulo: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8. ed. São Paulo: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8. ed. São Paulo: Graal, 1985.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: FREUD, Sigmund. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1972. v. 7.

LE GOFF, Jacques. A história nova. Tradução de Eduardo Brandão. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MORAIS GEBRA, Fernando de; CAVANARI, Cristiano; FERREIRA, Angela; HAVRECHACK, Angela; KALVA, Lucielea; RICEXENETE, Ariane. Homoafetividade e homossexualidade em O Ateneu, de Raul Pompeia. Revista Decifrar, Manaus, v. 2, n. 1, p. 16-28, jul./dez. 2013.

POMPEIA, Raul. O Ateneu. Londrina: Livrarias Família Cristã, 2021.

SOUSA, Benedito Teixeira de. Entre o pavor e o prazer: infância homoafetiva na literatura brasileira. Curitiba: Appris, 2016.

SOUSA, Benedito Teixeira de. Ativo x passivo: homoafetividade, gênero e infância na literatura brasileira. In: ROSA, Katemari Diogo da; CAETANO, Marcio; CASTRO, Paula Almeida de (org.). Gênero e sexualidade: interfaces e discurso. Campina Grande: Realize Editora, 2017. p. 279-292.

Téléchargements

Publiée

2023-09-17

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.